VOCÊ ESTÁ AQUI:
PRINCIPAL / ESCOLA DO LEGISLATIVO

ESCOLA DO LEGISLATIVO

     A Escola do Legislativo tem como principal missão, ofertar cursos de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento para funcionários efetivos, contratados, comissionados e estagiários da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar o desempenho administrativo.

     Em 2015, ampliou suas ações contribuindo para o enriquecimento das Assembleias Itinerantes promovidas por este legislativo, e nas ações em parceria com o Tribunal de Contas do Município (TCM). Foram ofertadas oficinas em Itaituba e Redenção. Com o Tema “ Técnica e Processo Legislativo”, ministrada pelo Procurador Sr. Augusto José Alencar Gambôa, com a participação de gestores e técnicos que participaram nas sedes legislativas dos dois municípios.

     Em 2016, a Escola ofertou 9 atividades entre cursos e treinamentos nas suas dependências. Os temas foram...Regimento Interno, Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Elaboração Avaliação de Projetos e Captação de Recursos, Manuseio e Gerenciamento de Risco Documental, Higienização de Livros Históricos, Sistema de Convênios (SICONV), Atendimento Pré-Hospitalar. Especial destaque para a Adesão da Escola do Legislativo ao COTEGEP – Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado Pará no dia 05 de abril de 2016.

Legenda foto 1 – Curso de Regimento Interno ministrado pelo Procurador Ss. Augusto Gambôa, nos dias 21 e 22 de março de 2016, nas unidades da Escola Legislativa e que contou com 29 participantes.

Legenda foto 2 - Curso Nova Contabilidade aplicada ao Setor Público, uma parceria entre Escola do Legislativo (ALEPA) e Escola de Contas Alberto Veloso(TCE), ministrado pelo Procurador Rafael Larêdo, nos dias 07 e 08 de Abril de 2016, com 38 participantes.

Legenda foto 3 -  Curso Elaboração, Avaliação de Projetos e Captação de Recursos, uma parceria Escola do Legislativo (ALEPA) e Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), ministrado pelo Professor Gabriel Peixoto, nos dias 25 a 29 de Abril de 2016, com 38 participantes.

Legenda foto 4 - Curso Sistema de Convênios – SICONV, uma parceria Escola do Legislativo (ALEPA) e Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), ministrado pelo Professor Gabriel Peixoto, nos dias 22 a 26 de agosto de 2016, com 29 participantes.

Em 2017, já integrando ativamente o COTEGEP, a Escola...

* teve acesso a todos os cursos ofertados pelas Escolas integrantes do Comitê, encaminhando seus funcionários para capacitação e aprimoramento, com alto grau de adesão da casa, totalizando 850 capacitações no ano de 2017.

* realizou, em parceria com o Comitê, 4 Rodas de Conversa com os seguintes temas...Pensando o Problema da Gestão das Escolas Coorporativas do Serviço Público, Gestão por Competência, Programa Nacional de Educação Fiscal e Coaching no Serviço Público.

* abriu as salas de aula para treinamentos e reuniões de desempenho para os setores internos da Casa (DA, CAC JURIDICO, GABINETE MILITAR).

* disponibilizou a Biblioteca interna para pesquisas e trabalhos de TCC, Mestrado e Doutorado.

* ofertou orientação para os interessados em pleitear uma Graduação, Mestrado ou Doutorado, ou que já estivessem cursando um desses estágios de aprimoramento.

* participou das 9 Reuniões Ordinárias do COTEGEP durante o ano de 2017, que visa o compartilhamento de cursos, espaços físicos e banco de dados de professores entre as Escolas integrantes, além de permuta de Cursos entre si de forma gratuita.

* corroborou para o projeto inscrito no X Congresso de Gestão Pública (CONSAD) em Brasília com o Tema: Cooperação Federativa para Capacitação de Servidores Públicos: a experiência do COTEGEP no Estado do Pará. Este projeto foi apresentado em forma de “case” de sucesso e foi publicado nos anais do Evento. Link:

* ofertou palestras para os municípios em parceria com o Tribunal de Contas do Município e suas Câmaras de Vereadores locais (Castanhal, Salinas, Paragominas, ...).

EM 2018, iniciamos o ano com treinamento interno e a Assinatura do Protocolo de Intenções referente ao Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará – COTEGEP, formalizando nossa parceria de fato e de direito com as Escolas integrantes do Comitê, além de abrirmos a divulgação para os cursos ofertados pelos outros órgão para todos os gabinetes e setores da  ALEPA, e das parcerias das faculdades, universidades, centros de treinamento e eventos em geral voltados para o aumento da eficiência do desempenho dos funcionários.

O Ano só começou!

Representantes do Povo

FILTRAR POR PARTIDO ou FILTRAR POR NOME