• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

19/09/2019 | 11h42 - Atualizada em 21/09/2019 | 08h04

Fechamento de escolas no campo reunirá sociedade civil em audiência pública na ALEPA

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Lilian Campelo

Área rural de Paraupebas, crianças voltam para suas casas após mais um dia de aula

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) em parceria com a Comissão de Direito à Educação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pa) e do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) realizarão na próxima sexta-feira (27/09) uma audiência pública para discutir sobre o fechamento de escolas do campo e contará com a participação da Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat. O evento será realizado no auditório João Batista na sede da casa legislativa a partir de 14h.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) cerca de 100 mil escolas, em 15 anos, entre os anos de 2000 e 2015, foram fechadas em todo o país. Deste total, 5.355 escolas somente no Estado Pará, sendo 4.411 no campo e 944 na área urbana.

A audiência tem por objetivo reunir gestores de secretarias e integrantes de conselhos municipais e estadual de educação; promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para fortalecer as ações de combate ao fechamento de escolas e pela construção de escolas no campo.

A Lei n°12.960, de 27/03/2014 determina que a extinção de escolas em comunidades rurais, indígenas e quilombolas deve ser debatida com a população e necessita de um laudo de impacto social, elaborado pelos conselhos municipais ou estadual.

Em descumprimento ao que estabelece a Legislação os dados do Censo Escolar do INEP revelam um total de 1.701 escolas extintas e 2.000 escolas paralisadas no Estado do Pará, entre os anos de 2014-2018.

Diante dos dados a audiência visa, em à observância da legislação educacional vigente, debater e formular propostas e ações efetivas que assegurem o direito fundamental à educação dos povos tradicionais e camponeses no Estado do Pará.

SERVIÇO: Audiência Pública - Fechamento de escolas do campo
Data: 27/09 - sexta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório João Batista - Assembleia Legislativa do Pará - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

Com informações do Fórum Paraense de Educação do Campo*