Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Comissão de Saúde da Alepa vai recorrer à bancada federal para socorrer Barros Barreto

Notícia

09/10/2019 | 13h09 - Atualizada em 09/10/2019 | 13h28

Comissão de Saúde da Alepa vai recorrer à bancada federal para socorrer Barros Barreto

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Comunicação


Evasão de residentes, leitos fechados e falta de material para procedimentos básicos. Esses foram alguns dos muitos problemas encontrados pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) durante a visita realizada ao Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), na tarde desta terça-feira, 8.

"Já há algum tempo a crise no Barros Barreto tem chamado a atenção e nós, enquanto Comissão de Saúde (da Alepa), não podemos fechar os olhos à instituição, ainda que seja ela federal, porque atua no Estado e, por isso mesmo, as consequências são sentidas pela população paraense que faz uso dela", destacou o deputado estadual Dr. Jaques Neves (PSC), presidente da Comissão de Saúde.

A visita também contou com participação das deputadas estaduais Dra. Heloísa Guimarães (DEM) e Michelle Begot (PSD). A comitiva foi recebida por um grupo de profissionais da unidade liderados pela professora-doutora Regina Feio Barroso, gerente geral da unidade.

A principal medida após conhecer os problemas da instituição foi elaborar um documento oficial com as demandas e pedir ajuda da bancada paraense em Brasília. Deputados federais e senadores são, em princípio, o melhor caminho por se tratar de uma instituição federal. A deputada Heloísa Guimarães disse, ainda, que vai estudar a possibilidade de recursos de emendas estaduais, via convênio com a Sespa.

A diretoria da unidade informou que sete estudantes de medicina abandonaram a residência na instituição e que 50% dos leitos estão fechados porque não há como receber doentes sem possuir capacidade de mantê-los sem material e medicação. Até mesmo procedimentos básicos deixaram de ser realizados no Barros Barreto por falta de equipamento. Também faltam remédios e insumos.

"Toda ajuda é bem vinda. Por isso agradecemos demais o interesse dos deputados que participaram dessa reunião, porque acredito que somente unindo forças vamos conseguir superar as dificuldades hoje enfrentadas pelo hospital (Barros Barreto)", ressaltou Regina Feio.

Mantido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o Hospital João de Barros Barreto é uma das maiores referências no Norte do país no tratamento de doenças parasitárias e infectocontagiosas. A instituição foi criada em 1990 e substituiu o antigo sanatório que funcionou por muitos anos no local.