21/10/2019 | 15h20 - Atualizada em 21/10/2019 | 16h17

Sessão Solene presta homenagem à Guarda Municipal de Belém

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Syanne Neno

A Guarda Municipal de Belém (GMB) é uma instituição protetora da população. Em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelo servidores guardas do município, uma Sessão Solene foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará nesta segunda-feira (21.10), em atendimento ao requerimento do deputado Dr. Galileu. Em quase 28 anos de atuação, essa é a primeira vez que o Poder Legislativo Estadual presta homenagem à Guarda Municipal.

“Sinto-me muito feliz em fazer parte da história desses homens e mulheres que se dedicam em trabalhar para garantir a nossa segurança, defendendo não só a vida, mas o patrimônio. Ao longo desses anos, a Guarda vem fazendo um trabalho muito importante, mas não vem recebendo o merecido reconhecimento. Então, nós resolvemos prestar essa homenagem”, destacou o deputado.

O parlamentar completou reforçando o seu compromisso em atuar em defesa da Guarda Municipal.

“Considerando a necessidade de mais investimentos para reforçar os trabalhos e atuação da instituição, o mandato se dispõe a destinar emendas para ampliar os projetos em especial aos Anjos da Guarda”, reiterou.

Criada pela Lei Municipal nº 7.346, de 14 de outubro de 1986, e implementada no dia 27 de setembro de 1991, a Guarda Municipal de Belém conta atualmente com 1.151 servidores guardas, distribuídos em 50 postos da capital paraense e nos Distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.

Para o Inspetor Geral da Guarda, Almir Augusto Ferreira da Silva, o momento histórico representa valorização e motivação. Ele também evidenciou os investimentos do Poder Legislativo à Guarnição.

“Para nós, que trabalhamos com segurança pública, cada reconhecimento que recebemos é de suma importância. Isso eleva a nossa autoestima e nos leva a cada vez mais trabalhar com maior firmeza para garantir melhor segurança à população. O parlamento tem contribuído com emendas parlamentares que permitiram nos equipar com veículos, coletes balísticos e armamentos e essa proposta do deputado em propor emendas parlamentares vem reforçar para que a gente possa cada vez mais prestar um melhor serviço à sociedade”, ressaltou.

Em quase três décadas de atuação, a Guarda Municipal vem avançando nas ações operacionais e preventivas. Os homens e mulheres trabalham  diariamente para oferecer maior proteção à população, aos bens, serviços e instalações de parques e bosques na maior metrópole da Amazônia, atuando como um sistema importante na área de segurança urbana aos munícipes de Belém e nos distritos que atuam.

Mulheres

No universo de servidores que integram à Guarda, cerca de 150 são mulheres. Maria do Socorro, Sub-inspetora geral, é uma delas. Para ela o maior desafio é a rotina e a violência.

“Esse momento representa muito para nós, por estarem reconhecendo o nosso trabalho, porque o papel da mulher é muito importante nesse processo.  O nosso trabalho prioriza a igualdade e dentro da Guarda não tem separação entre o trabalho feminino e o masculino, as instruções que recebemos são iguais. É muita honra fazer parte desse time”, disse, esclarecendo que os maiores desafios são enfrentar a violência e a luta diária de ser mãe, mulher e servidora.

Atuação

Em 2019, até os primeiros 15 dias de setembro, a GMB contabilizou mais de 700 registros de ocorrência, verificando a apreensão de cerca de 500 porções de entorpecentes; e recuperação, após roubo e assalto, de mais de 50 aparelhos celulares, dez bicicletas, seis veículos e 26 motocicletas. Foram ainda retiradas das ruas oito armas de fogo, seis simulacros e 45 armas brancas. A Guarda Municipal recapturou este ano 16 foragidos da justiça e deteve 18 pessoas por dano e depredação ao patrimônio público.

Projetos

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela corporação, os projetos Anjos da Guarda e SOS Mulher se destacam na atuação com jovens de grupos vulneráveis e na garantia de proteção à violência de mulheres.

Criado em 2016, o SOS Mulher assiste diretamente 10 mulheres no município de Belém e Região Metropolitana. Cada mulher, depois de fazer a denúncia de agressão pelo serviço 153, passa a ter um acompanhamento da Guarda Municipal, seja de forma presencial e também através do monitoramento feito pelo aplicativo disponibilizado pela própria Guarda às mulheres atendidas.

Homenagem

Em reconhecimento à categoria, 50 servidores da Guarda Municipal foram agraciados com diplomas de "Homenagem Especial" pelos relevantes serviços, compromisso e atuação na segurança da sociedade.