10/01/2020 | 15h45 - Atualizada em 14/01/2020 | 14h13

Presente na história de Belém, Alepa comemora os 404 anos de fundação da capital

Reportagem: Mara Barcellos

A cidade de Belém completa 404 anos neste domingo (12.01), data em que foi fundada, no ano 1616, pelos portugueses, às margens da baía do Guajará.

Em sua rica história e cultura, é considerada a Cidade das Mangueiras, sendo uma das cidades mais chuvosas do Brasil. Referência mundial em gastronomia, Belém ostenta o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, em 2015.

Cultura

A capital também é referência musical para o país e para o mundo. Seus ritmos e sons são destaques em novelas e festivais de música. O "Rei do Carimbó", Pinduca, representou o Pará no Grammy Latino de música, na edição de 2018.

O trabalho artístico intitulado "No Embalo do Pinduca" conquistou a indicação internacional com versões carimbó moderno e pop. Mesmo não levando o prêmio, o artista levou a projeção da música regional para o mundo.

Com criatividade, originalidade e muito gingado, outra representante da música popular paraense ganhou destaque mundial. Dona Onete, aos 80 anos, conquistou a Europa e Estados Unidos com o seu carimbó chamegado.

Política

Ao longo desses mais de quatro séculos de fundação política-administrativa, Belém passou por grandes e profundas transformações, por intermédio de intervenções políticas, iniciadas pela Constituição do Império do Brasil, outorgada em 1824, reformada dez anos depois – quando criaram os Legislativos Provinciais. A partir do "Ato Adicional" de 1834, às assembleias provinciais passaram a legislar sobre diversos temas.

Foi nesta Casa de Leis que foram discutidas as principais decisões para estruturação da cidade como a construção de hospitais e de igrejas; abertura de ruas, drenagem de pântanos e pavimentação de vias públicas.

Os espaços de cultura e de lazer, como o belo Teatro da Paz, Museu Emílio Goeldi e outras importantes construções da cidade, foram resultados de discussões e proposições apresentadas pelo Poder Legislativo Paraense.

Círio de Nazaré

Os festejos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece no segundo domingo de outubro, ocorrem desde 1793 por determinação do Presidente da Província, Doutor Francisco de Sousa Coutinho, para pagamento de uma promessa.

A festa católica é um dos maiores eventos religiosos do mundo e reúne cerca de dois milhões de pessoas durante o segundo domingo do mês de outubro, período em que acontece a procissão do Círio, pelas ruas de Belém.

Programação

Em comemoração aos 404 anos da capital paraense, o governador Helder Barbalho entregará, no domingo, o complexo turístico e de convivência Belém Porto Futuro, localizado próximo à Baía do Guajará, projeto de revitalização da área portuária, sendo mais um espaço turístico e de lazer para a população.

A programação no Porto Futuro será a partir das 18h, com apresentação do coral Vale Música. Às 20h, a atração será comandada pela Amazônia Jazz Band, com participação de Lucinha Bastos e Pinduca. Às 22h, ocorrerá o espetáculo pirotécnico, e logo após, será a vez de Dona Onete e Banda comandar a festa de encerramento.