05/02/2020 | 14h43 - Atualizada em 05/02/2020 | 15h17

Clube do Remo poderá ter o "Dia Estadual do Remismo"

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Syanne Neno

Para celebrar o dia da fundação do Clube do Remo, neste 5 de fevereiro, a deputada Marinor Brito deu entrada no Projeto de Lei nº 7/ 2020, no dia 4/02, que institui o "Dia Estadual do Remismo", a ser incorporado ao calendário oficial do Estado do Pará.

Estimativas apontam que o clube possui mais de 5 milhões de torcedores. O Clube do Remo é um dos patrimônios esportivos e culturais mais significativos do Estado do Pará. Fundado no ano de 1905, às margens da baía do Guajará, o clube conquistou a simpatia de milhões de paraenses.

O Clube acumula diversos títulos das mais variadas modalidades esportivas, amadoras e profissionais, tem na identidade e grandeza da sua torcida a sua maior marca registrada. Não à toa, no futebol profissional, independente da divisão que possa estar disputando, permanentemente figura entre as maiores médias de público dentre todas as equipes do futebol brasileiro.

Nada mais justo, portanto, que homenagear este sentimento que contagia mais da metade da população do Estado do Pará e se expressa com tanto vigor e fidelidade.

"Tenho um vínculo muito forte com o setor da cultura, e o esporte paraense é uma das minhas paixões, bem como a de muitos paraenses. Na minha concepção, essa proposição é de destaque, essa paixão move emoção, mas esse sentimento deve ser direcionado para as coisas boas, o futebol é isso. O Clube do Remo é um patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará e se tomou através de um Projeto de Lei aprovado nesta Casa. O autor da proposição é o deputado Raimundo Santos. É necessária a valorização do seu patrimônio, e nesses 115 anos de história, legado e engajamento do Clube do Remo, é importante ter uma homenagem. Com toda a certeza o Projeto de Lei que dei entrada tem relevância para o Pará, é cultura. Tenho certeza que será aprovado", justificou Marinor Brito, deputada estadual, presidente da Comissão de Cultura da Casa Legislativa.

Vanessa Egla, 31 anos, advogada, torcedora do Clube do Remo desde criança, conta como nasceu sua paixão: "Somos 5 pessoas em casa e desde criança meu pai sempre nos incentivou a torcer pelo Remo, mas sempre respeitando outros times de futebol. No ano de 2012 eu ajuizei uma ação que garantiu ao Clube do Remo uma divisão, ganhamos, conseguimos uma liminar, mas a sentença definitiva o Clube não conseguiu. Faço parte do projeto que reconstruiu o Baenão e esse projeto é muito importante, pois a partir dele o estádio poderá ser um dia ponto turístico, gerando emprego e renda", afirmou ela. Sobre a relevância do Projeto de Lei da deputada Marinor Brito, ela completou: "Esse Projeto de Lei é um incentivo para todos os torcedores, seja qual for seu time. Através dele haverá mais respeito com o próximo, é uma pena ainda ter pessoas que realizam atos de vandalismo dentro do futebol, é preciso entender que futebol é alegria. O vandalismo é a exceção no futebol, vamos chamar atenção das coisas positivas dentro desse esporte. Enquanto torcedora, fica minha gratidão à deputada Marinor Brito", finalizou.

Segundo o presidente do Clube do Remo, Fábio Bentes, o sentimento pelo clube só tem quem o vive. "Não dá para explicar, é algo incondicional, nascemos com ele. Ter um dia para comemorar é importante. Parabenizo a iniciativa da deputada Marinor Brito e espero que se institua o Dia do Remismo", disse.

"O Clube do Remo é um patrimônio do futebol brasileiro, mas mais do que isso é um patrimônio cultural esportivo paraense. Esse projeto permitirá que haja mais debate, uma abordagem mais geral da cultura futebolística paraense. É preciso levantar a bandeira da paz no futebol, que as famílias possam ir ao estádio sem brigas", falou o deputado Carlos Bordalo.

O Projeto de Lei vai para as comissões de Justiça (CCJ), Comissão de Cultura e Comissão de Turismo e Esporte. Após o trâmite regimental, segue para Sessão Deliberativa. Caso seja aprovado, segue para sanção do Poder Executivo.