Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa participa de cerimônia de posse do novo Procurador-Geral do MPC/PA

Notícia

14/02/2020 | 15h44 - Atualizada em 14/02/2020 | 16h02

Alepa participa de cerimônia de posse do novo Procurador-Geral do MPC/PA

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos, participou na manhã desta sexta-feira (14/02), acompanhado do deputado Victor Dias, da Solenidade de posse do novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Guilherme Sperry, que aconteceu no Plenário Conselheiro Emílio Martins do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). O novo Procurador-Geral conduzirá o órgão a partir do dia 1 de março e sua gestão vai até 2022.

O MPC/PA, junto ao Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE/PA), é um órgão da administração direta do Estado do Pará com autonomia administrativa e financeira. A Sessão Solene iníciou às 10h15 com a chegada do Governador do Pará, Helder Barbalho. A procuradora de contas Silaine Karine Vendramin deixa o cargo de Procuradora-Geral dizendo que "durante dois anos que estive a frente da Procuradoria-Geral, destaco o primeiro planejamento estratégico do órgão, a implantação do centro de apoio operacional e da ouvidoria, investimento em capacitação para servidores e o concurso público. Foram dois anos de muito trabalho e sucesso. Ao nosso novo Procurador-Geral, Guilherme Sperry, sucesso em sua nova caminhada", disse.

"Parabenizo o trabalho realizado pela procuradora de contas Silaine Vendramin e que na gestão do novo Procurador-Geral haja um aprimoramento dos serviços feitos para o Estado do Pará. Que possamos caminhar juntos para o fortalecimento das pessoas desse Estado", destacou o deputado Dr. Daniel Santos. 

O novo Procurador-Geral de Contas disse que dará ênfase à informatização do MPC/PA. "Com o desenvolvimento dos novos sistemas que otimizam o trabalho do Ministério Público de Contas, meu objetivo é que tenhamos um ganho de produtividade ao saírmos de forma organizada e estruturada do uso do papel, das fichas e das pastas físicas. Sei que provavelmente não será a minha gestão que estará entregando produtos mais complexos, como o uso da inteligência artificial, mas este é o caminho que devemos percorrer para o futuro. Quero aprimorar a contribuição do nosso órgão com a Procuradoria-Geral do Estado em relação a cobrança de débitos e das multas oriundas dos processos do TCE/PA", falou Sperry.

"Que exerça um trabalho pleno para qual foi designado. Desejo absoluto sucesso, uma colaboração junto ao governo do Estado para trabalhar por um Pará melhor, com transparência e respeito na aplicação de recurso para melhor servir a população do Estado do Pará. Reafirmo o compromisso que o governo do Estado tem com esse órgão que coopera com a boa execução de politicas públicas para milhões de paraenses', afirmou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

Curriculum

Nascido em 30 de setembro de 1975, natural de Florianópolis, Santa Catarina, Guilherme da Costa Sperry é bacharel em Direito pela Universidade do Vale Itajaí (Univali) e pós- graduado pela Escola do Ministério Publico do Estado de Santa Catarina, especialista em Auditoria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou sua trajetória profissional como auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), onde trabalhou por aproximadamente dez anos.

Sua carreira como membro do MPC-PA começou em outubro de 2013, após aprovação em concurso público, à época empossado como subprocurador. Em fevereiro de 2016, Sperry foi promovido a procurador de contas. Antes disso, em 2015, integrou lista tríplice ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na vaga do Ministério Público de Contas, cargo atualmente ocupado pela Conselheira Rosa Egídia.