19/02/2020 | 14h52 - Atualizada em 19/02/2020 | 15h03

GT avança na elaboração de Plano de Ação à Saúde Mental e Curso de Educação Emocional

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Syanne Neno

A deputada estadual Ana Cunha (PSDB), secretária estadual da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), coordenou, nesta terça-feira (18/02), na sala VIP da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a primeira reunião deste ano do grupo de trabalho que vem elaborando o Plano de Ação de Prevenção à Depressão, Automutilação e Suicídio, que será apresentado até o final de junho ao governador Hélder Barbalho.

O próximo evento do grupo marcado contempla a realização de um curso de quatro dias de capacitação sobre Educação Emocional, envolvendo também as Escolas, através das USEs. A deputada Cunha explicou que a pretensão do curso é a formação de multiplicadores sobre o assunto.

"A construção deste plano tem como razão o acompanhamento à saúde emocional do cidadão, das famílias e do usuário, desde a prevenção até uma crise emocional, psiquiátrica, ou uma debilidade psicoemocional, para que esse paciente possa ser atendido com qualidade e respeito", falou.

A deputada em sua fala também destacou a necessidade do Plano em construção se debruçar sobre a necessidade da descentralização do atendimento à saúde mental, prevenção à Depressão, Automutilação e o Suicídio, que hoje no Estado se concentra quase que exclusivamente no Hospital de Clínica Gaspar Viana, existindo poucos leitos em outros dois municípios fora da capital.

A reunião se debruçou ainda sobre a elaboração de uma proposta do Fluxo de Atendimento a pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais graves e persistentes também com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outros drogas de todas as faixas etárias nos Centros de Atendimentos PsicoSocial - CAPS, I em municípios com população acima de 20 mil habitantes; II, acima de 70 mil e III, acima de 200 mil.

Nos CAPS AD III, que atende crianças, adolescentes e adultos, considerando as normativas do Estatuto das Crianças e Adolescentes, com necessidades de cuidados clínicos contínuos. Serviço com no máximo 12 leitos para observação e monitoramento, de funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; indicado para municípios ou regiões com população acima de 200 mil habitantes.

Nos CAPSi, que atende crianças e adolescentes com prioridade para sofrimento e transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço aberto e de caráter comunitário indicado para municípios ou regiões com população acima de 150 mil habitantes.

No fluxograma desenhado, o exercício a ser desenvolvido pelos representantes das instituições será a interação e integração dos quatro polos de atendimento. Saúde, Atenção Psicossocial, Atenção Hospitalar, e Assistência Social.

Na saúde envolvendo: Atenção Básica; Unidade Básica de Saúde; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (agora de responsabilidade integral dos municípios); Consultório de rua; Atenção de Urgência e Emergência; SAMU 192; Unidade de Pronto Atendimento – UPA; e Pronto Socorro. Atenção Psicossocial envolvendo o CAPS I, II, III, AD e i. Atenção hospitalar, hospitais envolvidos. Assistência Social, com escuta especializada, Comissão Técnica para responsabilização e o Conselho Regional de Assistência Social – CREAS.

A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições estatais, de saúde pública, de educação e de pesquisa. Na reunião estiveram: Milene Veloso, da Faculdade de Psicologia da UFPA; Rodolfo Valentim, psicólogo do Hospital de Clínicas; Lia Botega, da FUNPAPA; Gianna Cláudia, do SAMU; Aurora Nascimento, da SEASTER; Rivonilda Graim, do Hospital Ophir Loyola; Yasmin Brito, da Saúde Mental Municipal; Antonino Alves de Souza, Conselho Regional de Psicologia; Maria Anunciação Costa – ALEPA; Hélvio Moreira Arruda – Escola de Gestão Pública do Governo; Elisama Uchôa – SM SESPA; Rafaela Cristina – SM SESPA. E ainda, Elisa Viterbino, assistente social; e Leila Machado, assessora técnica. Ambas servidoras do gabinete da deputada.