20/02/2020 | 14h54 - Atualizada em 20/02/2020 | 19h19

A força do parlamento jovem da Alepa

Reportagem: Rosa Alexandre

Edição: Syanne Neno

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) tem 41 parlamentares, sendo 31 homens e 10 mulheres. Dessa composição política, os parlamentares jovens vêm se destacando nos trabalhos legislativos, dentre eles: Dirceu Ten Caten (PT), Gustavo Seffer (PSD) e Diana Belo (DC - Democracia Cristã).

As bases das experiências políticas desses jovens parlamentares estão junto às comunidades nas quais eles nasceram, ou nas influências que receberam de seus parentes políticos. O reflexo dessas experiências políticas se mostra nos trabalhos legislativos realizados dentro do Plenário Newton Miranda da ALEPA ou fora da sede do Parlamento Estadual Paraense, ou seja, nos municípios onde eles exercem forças políticas. Juventude, Agricultura, Educação, Identidade, Igualdade de Gênero e Saúde são, dentre outras, as principais áreas de atuação desses jovens deputados.

Os olhos do deputado petista Dirceu Ten Caten, por exemplo, estão voltados para a juventude, por considerar que essa categoria recebe pouca atenção do poder público:  "Eu sempre militei durante minha trajetória política nos movimentos de juventude. Quando eu cheguei ao Parlamento, em 2015, veio um anseio muito forte do segmento juvenil do Pará. E aí a gente criou a Frente Parlamentar da Juventude. A Frente já conseguiu resultados concretos como o Projeto CNH Jovem, Projeto Fies Pará, o Dia Estadual da Juventude (comemorado no dia 04 de novembro), o Estatuto da Juventude, que está tramitando na Casa. Eu fico feliz em trabalhar nesse segmento, pois os jovens não podem ser vistos como apenas uma fase de transição da adolescência  para a vida adulta. Eles têm de ser vistos como sujeitos de direito, e por isso devemos garantir políticas inclusivas para garantir o futuro dessa juventude", enfatizou o parlamentar petista.

Mas o trabalho do deputado Dirceu Ten Caten não se restringe em aprovar projeto de lei para atender somente às reivindicações e direitos da juventude. Ten Caten também atua nas áreas agrícola e educacional:  " A gente faz uma luta muito grande pelo fortalecimento da agricultura familiar, aqui no Pará, porque ela tem um grande potencial para o desenvolvimento do Estado. A educação também recebe minha atenção. Por isso coordenei um estudo para melhoria do ensino médio, e aprovei um projeto que garante 20% dos recursos da área mineral para a educação.

A deputada Diana Belo, que já foi por duas vezes prefeita de Capitão Poço, onde começou sua atuação política há mais de dez anos, afirma que seu mandato está à disposição de seus eleitores, e em função disso, procura sempre atender às demandas de sua base eleitoral. Apesar de sua pouca experiência como deputada estadual, ela já apresenta resultados concretos em sua atuação na ALEPA: "Essa experiência que eu conquistei como prefeita nesse município, trabalhando sempre em todos os setores que beneficiassem o povo naquele momento, contribuiu muito para que hoje eu me tornasse deputada estadual. Eu acho que a experiência que vem da base te fortalece, te dá subsídio suficiente para que você possa trabalhar em todo o Estado do Pará, e hoje estando aqui na Alepa, eu tenho a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi como prefeita. Aqui na Alepa, nós estamos voltadas para o trabalho feminino. Por isso, eu integro a Bancada Feminina, que luta pela aprovação de políticas públicas para assegurem o respeito e dignidade às mulheres paraenses. Brevemente, eu irei colocar na discussão da pauta um projeto de lei que combate a violência doméstica. ", destacou a parlamentar da Democracia Cristã.

A influência do ex-deputado estadual Luís Afonso Seffer, pai de Gustavo Seffer, e a experiência do jovem parlamentar como vereador da Câmara Municipal de Belém serviram de base para o deputado do PSD exercer seu trabalho aqui na Alepa. A saúde é a grande área de atuação do deputado, que também faz questão de ressaltar que desenvolve ações voltadas para a segurança pública e infraestrutura: ‘Sendo um deputado jovem, é natural que a gente tenha preocupações atuais da nossa geração. Eu tenho como bandeira principal do meu mandato a preocupação com a saúde.  A situação é bem delicada no interior do Estado. Nesse período que estou aqui na Alepa, já consegui avanços nessa área, como reativação de hospitais que estavam fechados, a oferta de mais leitos nos hospitais públicos de todo o Estado, e a conclusão de obras que estavam paralisadas. Nossa missão é acompanhar o trabalho do Poder Executivo para que faça obras que beneficiem a população carente do nosso Pará, concluiu o deputado Gustavo Seffer.