11/03/2020 | 15h11 - Atualizada em 11/03/2020 | 15h29

Parlamentares se preocupam com os alagamentos e violência urbana

Reportagem: Rosa Alexandre

Edição: Syanne Neno

Resoluções para os constantes alagamentos e para a violência urbana na Região Metropolitana de Belém foram as exigências feitas respectivamente pelo deputado Orlando Lobato (Partido da Mobilização Nacional/PMN) e pela professora deputada Nilse Pinheiro (Partido Republicano Brasileiro/PRB), durante o Grande Expediente da Sessão Ordinária desta quarta-feira, 11/03, no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

O representante do PMN solicitou esta semana uma reunião conjunta em caráter extraordinário para discutir os constantes alagamentos provocados pelas intensas chuvas que caem sobre a Região Metropolitana de Belém. No requerimento, o parlamentar convoca as comissões de Direitos Humanos, de Saúde, de Meio Ambiente e de Segurança Pública e outros órgãos da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, a fim de encontrar soluções para esse problema que afeta sobretudo a população das periferias: “Temos que unir as forças. As pessoas estão tendo prejuízos na Região Metropolitana de Belém e em vários municípios do Estado. É hora de nós discutirmos como combater isso para amenizar o sofrimento das pessoas que estão sendo prejudicas pelas chuvas. Não podemos ficar de braços cruzados vendo a população sofrendo com a chuva”, enfatizou Orlando Lobato.

Já a deputada professora Nilse Pinheiro usou a tribuna para fazer um desabafo sobre a morte de seu esposo, o empresário e professor Amintas Pinheiro, que foi morto, no dia 05 de fevereiro, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A deputada Nilse Pinheiro disse que o poder público não pode se calar diante de tanta violência. É preciso enfrentar a criminalidade e fazer justiça, pois as famílias não podem perder seus entes queridos de forma banal e violenta: “Me sinto impotente por perder uma vida para o mundo do crime. Mas eu vivo pela esperança de poder contribuir para um país que ainda pode ter cura para o câncer que é a criminalidade urbana e se espalha por todas as partes. Eu vivo pela esperança de transformar a realidade que vivemos hoje. Meu sentimento está carregado de sede de justiça”, concluiu a parlamentar"