13/03/2020 | 16h59 - Atualizada em 13/03/2020 | 17h01

Sessão Solene abre comemorações pelos 40 anos do PT no Pará

Reportagem: Dina Santos

A bancada do Partido dos Trabalhadores começou nesta sexta-feira (13/03) as comemorações pelos 40 anos do PT no Pará. Uma Sessão Solene, solicitada pela bancada do partido no Poder Legislativo, reuniu as principais lideranças e representantes dos diretórios nos municípios do interior do Estado.

A Sessão Especial na Alepa contou com a presença do presidente do PT Pará, Deputado Federal Beto Faro, além dos parlamentares da bancada estadual, Dilvanda Faro, Carlos Bordalo, Dirceu Ten Caten e da bancada federal Airton Faleiro e do Senador Paulo Rocha; dos dirigentes do PT no Pará, e outras autoridades locais e lideranças convidadas.

Representantes de outros partidos como o PSOL e o Avante também participaram da sessão, bem como lideranças da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri) e da Federação dos Trabalhadores Assalariados (Fetespa).

O deputado Dirceu Ten Caten, líder da bancada do PT na Alepa, abriu a sessão. "Não poderíamos deixar passar em branco um momento tão importante para a nossa história. Vamos fazer um amplo debate político sobre a importância do PT para o nosso Estado e para o Brasil, e sobre o legado que construímos", avaliou.

A deputada Dilvanda Faro, 3ª Secretária da Mesa Diretora da Alepa, lembrou que vai completar 33 anos como filiada ao partido. "Nesse período, tive momentos de altos e baixos na história do partido, mas chego hoje com a confiança de que, nesses 33 anos, vi os benefícios trazidos pelo PT à população, como a chegada da energia elétrica para a cidade onde eu nasci e em tantas outras localidades", lembrou a parlamentar.

Para o deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, "este momento que o PT está passando é muito importante para nós e para a sociedade brasileira. É um momento de auto análise, somos uma organização viva e não podemos nos deixar matar pela acomodação. Precisamos nos renovar todos os dias, como aconteceu nesses 40 anos, com a certeza de que cumprimos nosso dever de fazer a diferença para representar os trabalhadores do Brasil", destacou.

O presidente do Diretório Estadual do PT no Pará, deputado federal Beto Faro, reforçou o objetivo do partido. "Estamos enfrentando um grande desafio, em que precisamos recuperar o patrimônio histórico do partido".

Ele conclamou todos os partidários a trabalharem unidos com foco nas próximas eleições, para eleger representantes como prefeitos e vereadores e assim, consolidar o PT em todos os municípios paraenses.

Legado histórico - O PT foi oficializado como partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral. No Pará, ao longo dos seus 40 anos, o Partido dos Trabalhadores já governou o Estado e por duas vezes a capital paraense. Ao todo foram 36 prefeituras, entre elas de cidades pólos regionais como Santarém, Bragança, Abaetetuba, Cametá e Parauapebas.

O Partido também teve um bom desempenho nas eleições majoritárias de 2018 com uma votação expressiva de 17,5% dos votos para o governo do estado e 800 mil votos para o candidato ao senado. Além de eleger uma expressiva bancada de 3 deputados estaduais e 2 federais. No Pará, o partido possui 93.327 filiados.