• Item
    ...

Notícia

03/06/2020 | 15h09 - Atualizada em 03/06/2020 | 15h10

Em Sessão da Alepa, presidente da Copred repercute Dia Mundial Sem Tabaco

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Paula Portilho


Durante a sessão ordinária remota realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) nesta quarta-feira (03), o líder do Republicanos, deputado Fábio Freitas repercutiu em seu discurso a importância do Dia Mundial Sem Tabaco, transcorrido no último dia 31 de maio. O parlamentar é o presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas (Copred).


"A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, tem iniciado ações para ajudar na redução do tabagismo no Brasil. Neste ano de 2020, estamos realizando um trabalho com as Comunidades Terapêuticas, que são casas onde dependentes químicos realizam o seu tratamento para a recuperação das drogas e que são financiadas pelo Governo Federal", disse o parlamentar.


Em 2019, a Copred realizou uma grande ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco na Praça Batista Campos, em Belém, parceria com a Unimed Belém, Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), Polícia Militar (PMPA), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento de Bem Estar Social da Alepa (DBES) e Centro de Referência em Reabilitação e Tratamento ao Fumante (CRATF) da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).


Fábio Freitas também contextualizou o combate ao uso do tabaco com a crise de saúde mundial. "A pandemia do novo coronavírus em 2020, representa uma das maiores crises sanitárias do mundo. Por outro lado, o tabagismo também é considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde, e tem papel de saque no agravamento dessa crise. A intensificação do trabalho nacional para combater o tabagismo, poderia contribuir para diminuição da mortalidade pela Covid-19", afirmou o deputado.


O presidente da Copred considerou ainda que "fumantes parecem ser mais vulneráveis a infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos, e possivelmente de cigarros contaminados com os lábios, aumentando a possibilidade de transmissão do vírus para a boca. Entre os pacientes com pneumonia causada pelo novo coronavírus, as chances de progressão da doença para as suas formas mais graves com insuficiência respiratória e morte, foram 14 vezes maiores entre fumantes do que não fumantes. Este foi o fator de risco mais forte identificado para essas complicações, os desafios para enfrentar o Covid-19 são ousados e ardilosos".


Na sessão, Fábio Freitas pontuou outros vários dados sobre o tabaco.


A Sespa estima que haja mais de 380 mil fumantes no Pará. O tabagismo é uma das principais causas do câncer de pulmão e nos últimos dois anos, pelo menos 200 pessoas passaram por tratamento contra câncer de pulmão no Hospital Ophir Loyola.


Segundo o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, existem 20 milhões de fumantes no Brasil, quase 2 vezes a população de Portugal. E devido a exposição aos produtos contidos no cigarro, as pessoas ficam sobre risco de desenvolverem doenças graves como as cardiovasculares, pulmonares obstrutivas crônicas, câncer e muitas outras.


O tabaco tem mais de quatro mil substâncias tóxicas, sendo 60 delas cancerígenas. O tabagismo é a principal causa de morte evitável, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo.


Segundo dados do Vigitel do Ministério da Saúde, em 2018, 9,3% da população brasileira era de fumantes.


"Parar de fumar, mesmo quando se é fumante pesado e de longa data, causa importantes benefícios para a saúde. Daí a necessidade das pessoas se conscientizarem e abandonarem o tabagismo. Assim, neste 31 de maio, e durante todo o restante do ano, vamos todos juntos contra o tabagismo, por uma vida e uma sociedade saudável", destacou Fábio Freitas.