22/06/2020 | 10h07 - Atualizada em 23/06/2020 | 20h31

Deputado Igor Normando ajuda a alimentar animais durante a pandemia

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Andreza Batalha

Apaixonada por animais, há dois anos a jornalista Shirley Castilho fez uma descoberta macabra. “Presenciei um vizinho que tinha o hábito de envenenar os gatos que apareciam em nossa rua. Conheci a perversidade humana e quis salvar os gatinhos”, conta.

De felino em felino resgatado, a casa da jornalista, no bairro da Cidade Velha, acabou se transformando no abrigo Gato de Muro, com mais de 120 gatos. O lugar sobrevive da venda de artigos personalizados, mas com a pandemia, o negócio precisou fechar as portas. O desafio se tornou enorme. Como alimentar os animais?

Foi aí que surgiu a ação do deputado Igor Normando. O parlamentar destinou R$ 50 mil em emendas para a compra de ração no início da pandemia e agora as doações estão em fase de distribuição. Organizações e pessoas físicas também colaboraram com a doação.

O abrigo Gato de Muro foi um dos primeiros a receber. Cerca de 20 toneladas de ração para cães e gatos estão sendo distribuídas entre abrigos de proteção animal da grande Belém e para os cavalos da Ilha de Algodoal. Além disso, o deputado está providenciando emendas para ajudar abrigos do interior do estado que estiverem aptos a receber.

“A causa animal chegou na minha vida como uma missão. Casada há 20 anos, nunca consegui engravidar. Me separei, mas meu ex-marido continua ajudando no cuidado com os felinos. A ajuda do deputado foi fundamental para alimentar esses gatos, que são minha família”, agradece Shirley.

"O que me motivou a tomar essa atitude foi perceber que durante a pandemia a maioria dos abrigos não conseguiu arrecadar ração ou dinheiro para custear a alimentação dos animais. Com a queda na arrecadação, nós resolvemos intervir para que os animais não morressem de fome", pontua o deputado Igor Normando

Projeto Peludinhos da UFPA

Outro projeto que recebeu ração das mãos de Igor Normando foi o Projeto Peludinhos da UFPA, que atua como abrigo e na proteção dos animais que vivem pela Universidade Federal do Pará. Com a pandemia da Covid-19, 255 cães e 10 gatos perderam boa parte das doações com a paralisação das aulas. A coordenadora do projeto, Elizabete Pires, respirou aliviada com a doação de alimento. "Acho extremamente relevante essa ação feita pelo Igor, com uma preocupação fundamental que é a alimentação dos animais. Eu falo em nome não somente do meu projeto, mas em nome da causa animal. Porque o Igor tem essa preocupação de dividir o alimento doado entre os abrigos e não privilegiar ninguém. Sem dúvida é uma atitude digna, de quem abraça a causa animal e a faz sair do papel", ressalta Elizabete.

"Meu sentimento é o de quem tem paixão pelos animais, é o de entender a importância que eles têm. São seres vivos, dos quais precisamos cuidar como se fossem da nossa família. Acho que dá pra gente ter um meio ambiente equilibrado e em harmonia, tanto os seres humanos quanto os animais", conclui Igor Normando.

O que são emendas parlamentares?

De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual.

Em outras palavras é a oportunidade que os Deputados têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.