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Notícia

16/07/2020 | 10h46 - Atualizada em 22/07/2020 | 16h02

CAC consolida bom atendimento ao cidadão paraense

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Andreza Batalha

O cadeirante Miguel dos Anjos, 61 anos, já encontrou muitas dificuldades de locomoção e atendimento por conta de sua condição, mas ao procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), ficou muito satisfeito com o que viu. “Vim aqui tirar a segunda via da minha carteira de identidade, que já estava bem velhinha, e fui muito bem atendido. O que mais me impressionou foi o cuidado no protocolo de prevenção à Covid-19. Eles são rigorosos nos cuidados, o que deixa a gente mais seguro. Foi tudo rápido, tranquilo e eficaz”, conta o aposentado.

Criado há 21 anos, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Alepa, é o cartão de visita da chamada  “Casa do Povo”. Lá o cidadão pode emitir sua carteira de identidade, além de contar com auxílio jurídico nas áreas cível e criminal, e com informações acerca da emissão de carteira de trabalho e outros documentos.  O CAC também realiza esses serviços através de ações itinerantes pelo interior do estado.

Em tempos de pandemia, o lugar atende em média 70 pessoas por dia, mas já chegou a realizar de 100 a 130 atendimentos diários. O coordenador do CAC é Fábio Pessoa, 47 anos, que se orgulha do trabalho do Centro. “Meus sentimentos, além do orgulho, são os de muita alegria e gratidão por essa oportunidade única, pelas experiências que tenho vivido aqui, no contato com as mais variadas pessoas. A Alepa tem nos dado todo o apoio, desde o presidente da Casa, Dr. Daniel Santos, até os gabinetes civil e militar. Esse é um trabalho de máximo respeito e acolhimento ao cidadão paraense”, destaca o coordenador.

Os números de atendimento do CAC não param de crescer e sua prestação de serviços oferecidos à sociedade, sempre de maneira gratuita, tem um papel importante na Alepa, que para muitos tem o caráter apenas de discutir e propor leis. Em 2019, foram emitidas mais de 23 mil carteiras de identidade e mais de nove mil foram entregues durante as ações itinerantes pelo interior do Estado. Ainda em 2019, foram realizadas mais de oito mil ações itinerantes e o CAC jurídico contabilizou 482 processos protocolados na área cível e 350 na área criminal.

Durante este mês de julho, o Centro de Atendimento ao Cidadão está funcionando de segunda a quinta-feira, de 8 ao meio-dia. Ajudando o cidadão paraense a encontrar soluções que possam vir a transformar suas vidas.