• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

12/08/2020 | 15h19 - Atualizada em 12/08/2020 | 15h21

Comissão de Educação reúne com colaboradores de escolas particulares

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Cerca de 35 representantes de escolas da rede privada de ensino foram recebidos na tarde desta quarta-feira (12) pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (CEDU), no plenário Newton Miranda. A reunião foi conduzida pela deputada Nilse Pinheiro, que representou o deputado Alex Santiago, titular da Comissão.

Os representantes solicitam ao Poder Legislativo apoio para que sejam iniciadas as aulas presenciais nas escolas particulares, que estão há 149 dias paralisadas devido a pandemia da Covid-19.

Segundo Marcelo Ferreira, representante do Colégio Perpétuo Socorro e membro da União das Escolas do Pará (Unesc), as instituições estão aptas para receber os alunos de forma gradual, com segurança e responsabilidade. "Estamos querendo o retorno de forma híbrida, usando todos os protocolos determinados pelo sindicato das escolas particulares. Adotamos e continuaremos tomando os cuidados necessários para que nossos alunos e funcionários sejam recebidos. Onde trabalho, já providenciamos testes rápidos para que sejam feitos em todos que colaboram com rede de ensino: alunos, professores e demais profissionais", disse.

"Tem sido noticiado que os índices dos casos de coronavírus vem diminuindo no Pará e uma das atividades essências, que é a educação, deve ser retomada. Acredito que essas pessoas que estão querendo o retorno das aulas estão pensando no futuro das crianças do Pará". Falou o deputado Victor Dias.

Para a agente administrativa de uma escola particular de Belém, Taiana Tavares, 34 anos e mãe de duas crianças, o retorno deve acontecer logo. "Minha filha tem um ano e nove meses, o outro 7 anos, é difícil a forma online para o mais velho, ele não tem tido o resultado esperado e como eu já estou trabalhando, não há como ajudá-lo. O emocional do meu filho está mexido, devido a falta que sente da escola e como mãe, me sinto confiante e segura no retorno das atividades escolares das redes particulares de ensino, sou a favor e quero o quanto antes", afirmou.

A deputada professora Nilse Pinheiro disse que a Comissão de Educação da Casa de Leis é a favor de educação como um todo. "Um grupo significativo nos solicitou ajuda e nosso papel é ouvir as demandas. O retorno das aulas têm sido pautado com frequência nos veículos de comunicação, a educação tem o poder de transformação e caso as escolas retomem suas atividades, com certeza estarão com as medidas necessárias para que haja o serviço ofertado aos alunos. Há mantenedores e alunos adoecidos pela falta de aulas e existem escolas fechando devido a essa terrível pandemia", disse.

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) é o órgão responsável pela expedição de decretos estaduais de enfrentamento à pandemia, seja de paralisação, suspensão ou liberação das atividades.

Estiveram presentes os deputados: Gustavo Sefer, Heloísa Guimarães e Michele Begot. Ao final, a deputada Nilse Pinheiro disse que a Comissão levará o tema abordado ao governo do Estado do Pará.