Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Deputados partcipam de inauguração do Porto Futuro

Notícia

13/08/2020 | 19h02 - Atualizada em 13/08/2020 | 19h34

Deputados partcipam de inauguração do Porto Futuro

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

Foi entregue à população do Pará, na manhã desta quinta-feira (13), a primeira etapa do mais novo cartão postal do Estado: o Porto Futuro, que fica na área portuária de Belém, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco. O local foi pensado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, na época Ministro da Integração Nacional.

O local possui um parque urbano e conta com a reforma da Praça General Magalhães, além de restaurantes e áreas para realização de eventos, pistas de corrida e ciclismo, banheiros públicos, playground, wi-fi grátis e um lago artificial.

A nova atração turística, possui uma boa mobilidade para a população paraense, a primeira etapa do Porto Futuro modifica uma área portuária desativada num parque urbano feito para o lazer das pessoas.

A obra foi iniciada em março de 2018, o projeto foi uma proposição do Ministério da Integração Nacional. Em sua primeira fase, o espaço contempla a construção de uma ponte sobre o canal da Avenida Visconde de Souza Franco (Doca); a abertura da Rua Belém, ligando a Avenida Pedro Álvares Cabral à Travessa Rui Barbosa; a criação de estacionamentos, uma praça gourmet e a reforma da Praça General Magalhães.

A nova área portuária da capital paraense contou com investimentos federais. O espaço promoverá o turismo e o comércio local, a expectativa  é que aproximadamente 8 mil pessoas circulem pelo local. Segundo o Ministério da Integração Nacional, os investimentos são de R$ 31,5 milhões.

A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos, e os parlamentares estaduais; Francisco Melo (Chicão), líder do governo na Casa Legislativa, delegado Caveira, Dr. Jaques Neves e Raimundo Santos, entre outras autoridades.

Para o chefe do Legislativo Paraense, Dr. Daniel Santos, obras que trazem benefício para o Estado são sempre bem-vindas. "O Pará ganha mais um espaço de lazer e foi pensando no povo que o governador, à época ministro da Integração Nacional, entre várias discussões com a sociedade e autoridades, deu início a esse projeto. Ficamos satisfeitos com a conclusão desta primeira etapa, temos que festejar, é para o povo", destacou.

"Uma obra que favorece a população, em especial a da Regiao Metropolitana de Belém. Era um local pouco utilizado, sem destinação e agora é uma obra bem feita", disse o deputado Dr. Jaques Neves.

Ao iniciar sua fala, o governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu a todos os envolvidos na construção da obra e a presença do presidente da República. "Seja bem-vindo em nosso Estado, cumprimento Belém acima de tudo e festejo a democracia. Belém vai desfrutar da sua beleza com essa nova obra. Esse espaço é fruto de um trabalho de muitas pessoas que colaboraram com o momento em que vive o Pará. A capital do Pará é merecedora desse local", ressaltou.

Ainda, durante o seu pronunciamento, Helder Barbalho pediu ao presidente da República que colaborasse com o projeto dos armazéns portuários, próximo ao Porto Futuro e na permuta do espaço do aeroclube. "Já foi assinado um protocolo de intenções para que possamos usar os armazéns em prol do turismo no Pará. Há também uma proposta para a revitalização de um novo aeroclube", disse.

Em sua fala, o presidente Jair Bolsonaro destacou o papel do Governo Federal e agradeceu a oportunidade ser presidente da nação brasileira. " Sou grato as pessoas de bem que me levaram a ser presidente do Brasil", destacou.