27/08/2020 | 09h37 - Atualizada em 27/08/2020 | 09h48

Departamento de Bem-Estar Social da Alepa colabora na mudança de vida de servidores

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

27 de agosto, dia em que é comemorado no Brasil o dia do Psicólogo. O Vidas que Mudam dessa semana fala da importância do profissional de psicologia na vida de milhares de pessoas.

No ano de 1962, João Goulart, que era o Presidente da República na época, sancionou a Lei 4.119, que tornava a psicologia uma profissão. O que só aconteceu graças a mobilização e determinação de diversos profissionais da área que lutaram para que isso se tornasse realidade. Mas o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado em janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

A psicologia é compreendida como um estudo da mente, ciência da alma. Na história da humanidade, o homem buscou compreender questões existenciais e a filosofia se ocupou de procurar respostas para esses questionamentos. No entanto, ainda faltava algo, por mais humanas que fossem as posições da filosofia, elas falavam sobre o homem num coletivo, na sociedade. No século XVI, o termo psicologia, que buscava uma definição mais aprofundada do que o ser coletivo do homem, buscava compreender o homem indivíduo, suas angústias e inquietações.

Buscando fazer um trabalho que pense no servidor da Casa de Leis e na comunidade, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por meio do Departamento de Bem-Estar Social (Debes), possui uma equipe multiprofissional, que incluí o psicólogo.

A psicóloga Karla Lobato, diretora do Debes, destaca a importância do espaço para os servidores e sociedade, como um serviço que muda a vida das pessoas.

"Através do serviço de psicologia que ofertamos aos nossos servidores e à comunidade, há uma tomada de consciência, esse servidor consegue se relacionar melhor com a família, com o grupo de trabalho, passa a ressignificar alguns aspectos da vida que ajudam a melhorar como pessoa, como ser humano. O nosso trabalho no Debes tem mudado a vida de muitas pessoas", disse.

Para a colaboradora do Poder Legislativo, a psicóloga Francirene Hipólito, o ser humano passa por situações no seu cotidiano, seja na área familiar ou no trabalho, onde na maioria das vezes o emocional fica fragilizado, fazendo com que o ser humano não consiga ter um bom rendimento com seus pares, seja qual for. "Por não saber lidar com certas situações, o ser humano vai para o trabalho com sentimento de tristeza e nós do Debes auxiliamos para que isso não tenha um progresso. Muitos funcionários chegam até nós, contam, desabafam e muitos choram, mostramos como é que ele deve se comportar diante de tal fato, ensinamos a eles a ter a resiliência que é a capacidade que o ser humano tem de resolver os seus problemas de uma forma que venha trazer um benefício para si e não prejuízos. O Debes é um lugar aberto para esse atendimento. Atendemos os dependentes, aqui ajudamos no processo emocional dos nossos servidores, estamos aqui para colaborar com todos. Mudamos a vida dos nossos colaboradores", afirmou.

Ela destacou também que "O casamento tem sido um grande fator para que várias pessoas adoeçam a alma, não deveria, mas o homem, a mulher devem entender que um relacionamento depende de um caminhar lado a lado e, acima de tudo, o respeito a atenção ao próximo, é essencial", declarou.

Wilma Carvalho, servidora da Alepa há 22 anos, contou da mudança de vida que teve através do serviço de psicologia do Debes. "Faço atendimento no Debes há quatro anos e isso tem ajudado muito na minha rotina de trabalho. É preciso buscar equilíbrio emocional para ter um bom desempenho no local de trabalho, somos cobrados. Precisei cuidar do meu equilíbrio emocional, tenho pessoas que dependem de mim, cuido dos meus pais, filhos e netos, eles dependem da minha companhia, mas o meu amor próprio é essencial para que eu tenha um bem-estar", comentou.

"O momento em que vou até o Debes consigo enxergar mais o valor que eu tenho. O serviço do Debes me ajudou no meu amor próprio. Sou atendida por uma pessoa maravilhosa, ela me ajudou a entender como devo me valorizar, tudo que tenho. Para as pessoas que precisam do apoio de um psicólogo, digo que não sintam vergonha, esse profissional dará orientação de como manter o seu equilíbrio emocional", disse Wilma.

O servidor Raphael Guimarães, 29 anos, reconhece o ofício que o psicólogo tem e o modo como o profissional colaborou na transformação da sua vida. "Há uns três anos faço acompanhamento psicológico pelo Debes. Fui procurar ajuda fora da Alepa e certo dia conversando com um colega soube do trabalho que a Casa oferecia aos servidores. Fui atrás e a partir de então percebei o quanto era necessário para mim, é satisfatório, tem me ajudado na minha saúde mental. O psicólogo faz com que eu organize minha vida, existe uma mudança, colabora com a ansiedade que estava fazendo parte da minha vida. Tive conflitos familiares, isso dói, o processo é lento. Eu consigo", contou.

Serviço - O atendimento do Departamento de Bem-Estar Social da Alepa, no momento, atende somente os servidores da Casa e familiares. Para a comunidade, o agendamento é feito via gabinete, mas devido a pandemia do novo Coronavírus, o funcionamento se encontra suspenso para esse público.