Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Deputados debatem sobre saúde, transporte e desenvolvimento no campo

Notícia

20/10/2020 | 14h20 - Atualizada em 21/10/2020 | 10h48

Deputados debatem sobre saúde, transporte e desenvolvimento no campo

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

Durante a Sessão Ordinária realizada nesta terça – feira (20.10) vários deputados ocuparam a tribuna para debater assuntos diversos.

A deputada Heloísa Guimarães, destacou a importância da fundação da Federação dos Transporte do Pará (Fetranspa), ocorrida nesta segunda – feira (19.10). O órgão foi criado para  ajudar a desenvolver o setor de transporte no Estado em diversos modais.

”A Federação vai ajudar no desenvolvimento do sistema, seja rodoviário, ferroviário, hidroviário, para poder fazer o desenvolvimento e protagonismo no Estado no escoamento da produção tanto mineral quanto agropecuário; para que nós possamos produzir riquezas e aqui deixarmos as nossas riquezas, através da exportação; para que não precisemos mandar para o Centro - Oeste ou Sul do Brasil os nossos materiais”, disse, completando que o Pará  precisa ser visto pelo potencial que tem.

A deputada ainda apresentou moção a ser encaminhada ao Governo solicitando a recuperação asfáltica da PA 279 - entre Marabá e Tucumã - que, segundo ela, está em péssimas condições de tráfego e vem provocando acidentes de trânsito e também dificultando o transporte de passageiros e de pessoas que precisam usar ambulâncias com fraturas ou em estado grave.

O deputado Antônio Tonheiro usou a tribuna para defender as ações voltadas para o segmento do agronegócio e os trabalhos desenvolvidos na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – Faepa.

“A direção da Faepa e o Dr. Xavier vem fazendo um excelente trabalho para a agricultura. A nossa pecuária, o agronegócio e a nossa agricultura estão bem representados pela Faepa. Eles têm se dedicado a esse trabalho, além de ter muito conhecimento e isso é importante para nós. E, hoje, também a gente tem estradas em condições para quem produz e para quem consome”, evidenciou. 

Preocupado com a questão envolvendo a pandemia do novo Coronavírus, o deputado Dr. Galileu propôs aos parlamentares que juntos pudessem enviar moção ao governador solicitando informações sobre aquisição da vacina para combater a Covid-19. 

“Nós estamos muito preocupados ainda com essa questão da pandemia e aí poderíamos fazer uma moção enquanto bancada do partido, bancada médica e de outros deputados para que a gente pudesse encaminhar ao nosso governador um pedido, para que ele pudesse informar uma sinalização a respeito da vacina, como a exemplo de outros estados que já estão se mobilizando para adquirir a vacina”, observou.   

O deputado Dr. Jaques Neves, que é presidente da Comissão de Saúde no Poder Legislativo, fez referência à morte de um bebê,  ocorrido na manhã do último dia 16, na Santa Casa de Misericórdia.  O parlamentar destacou a qualificação da instituição de saúde e disse que a Comissão vai ouvir a direção do hospital para apurar o caso.     

“A Santa Casa tem referência nacional e internacional em atendimento a parturientes e tenho certeza que é uma das maiores maternidades que tem no Norte. Além de sua qualidade e sua creditação, tenho certeza de que nenhuma equipe de profissionais estava ali para trazer aquele sofrimento para a família”, disse. E completou em seguida: “A Comissão vai reunir com Dr. Bruno Carmona, diretor da Santa Casa, juntamente com chefe do setor de obstetrícia para ouvir explicações sobre o ocorrido. “Assim, a gente vai poder ter uma resposta oficial para que a gente possa dirimir as dúvidas e a começar responder à população”.