Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa participa da programação do Fórum Social Panamazônico

Notícia

25/11/2020 | 19h24 - Atualizada em 25/11/2020 | 19h26

Alepa participa da programação do Fórum Social Panamazônico

Reportagem: Dina Santos

Edição: Dina Santos

A Assembleia Legislativa do Pará estará representada na Feira de Experiências Comunitárias, do Fórum Social Panamazônico (FOSPA).

Nesta sexta-feira (27/11), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA, deputado Carlos Bordalo, participa da live "Convenção 169: Diálogos sobre Consentimento e Veto", que faz parte da programação de atividades autogestionadas do evento.


Também participarão da Live os representantes da FASE, dos territórios quilombolas Bom Remédio, Laranjinha e África, de Abaetetuba.


A Convenção 169 foi criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para tratar dos protocolos de consultas em comunidades tradicionais quilombolas e indígenas. O Brasil é um dos países signatários da convenção.


"Esta convenção da OIT representa um marco que pode gerar um novo sentido na garantia de segurança para as comunidades tradicionais e todos os grupos sociais que são profundamente afetados por obras de infraestrutura e por grandes projetos que o capital quer implantar nas regiões do País, particularmente na Amazônia", avalia o deputado Carlos Bordalo.


Segundo ele, "nós vivemos aqui todo o tempo andando atrás do rabo, ou seja, não há nenhum tipo de garantia das comunidades tradicionais e aos povos da Amazônia na fase anterior do projeto. Tudo tem que vir depois: a luta por reparações, a luta por garantias básicas e mínimas de direitos para essas populações", diz Bordalo.

Para ele, "a luta que estamos fazendo para que a convenção 169 se constitua em imperativo  transversal para qualquer projeto no Pará e na Amazônia é estratégica. Essa articulação suprapartidário de todos os movimentos sociais em torno da implantação e do respeito à convenção se insere dentro de uma visão estratégica para o nosso estado", conclui.


Evento internacional - O Fórum Social Panamazônico (FOSPA) abriu espaço para debater os diversos cenários de lutas pela Amazônia . Mas, por causa da pandemia do coronavírus, a programação passou a ser online, com o IX encontro internacional na Feira Virtual de Experiências da Comunidade: Atividades Autogestionarias de Cuidado e Defesa da Amazônia.


As atividades autogestionárias foram propostas e realizadas por organizações e indivíduos comprometidos com a defesa da Amazônia. Foram enviadas 127 propostas e selecionadas 62 atividades com afinidade com os eixos temáticos e/ou as iniciativas de ação do FOSPA, diversidade de gênero, étnico, idade e origem, atividade coletiva, compromisso com o processo FOSPA, entre outros.


A Feira acontecerá de 26 a 28 de novembro e de 4 a 6 de dezembro.

Para acompanhar a programação do FOSPA, basta conectar-se à transmissão ao vivona página da FOSPA, no facebook: https://www.facebook.com/FospaOficial .
Para participar da live, a inscrição é antecipada pelo link https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZUvc-mspjkvHtQOMUDApy2fhBbYmqTwBv2c
Após a inscrição, os interessados receberão um email de confirmação com as informações de acesso à sala de reunião virtual.
O evento terá traduções simultâneas em espanhol, português, francês e inglês.