17/12/2020 | 16h48 - Atualizada em 18/12/2020 | 19h37

Outorga do Mérito Cabanagem encerra ano legislativo com a presença do governador Helder Barbalho

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Andreza Batalha

Plenário Newton Miranda durante a Sessão Solene desta quinta-feira (17/12)Os deputados estaduais realizaram, nesta quinta-feira (17/12), a última atividade do período legislativo de 2020 com a realização regimental de uma Sessão Solene de Outorga da "Medalha Mérito Cabanagem". A sessão aconteceu no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), observando todos os protocolos do cerimonial da Casa Legislativa.

A sessão foi presidida pelo deputado Dr. Daniel Santos, prefeito eleito de Ananindeua e conduzida até o seu encerramento pelo deputado Renato Ogawa (PL), prefeito eleito de Barcarena e vice-presidente da Casa. Logo no início, foi feito um minuto de silêncio aos mortos pela COVID-19.Autoridades compõem a mesa oficial da Sessão Solene A mesa oficial foi composta também pelo governador Helder Barbalho; a primeira - dama do Estado, Daniela Barbalho; e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Conselheiro Odilon Teixeira. E ainda pela deputada professora Nilse Pinheiro (Republicanos), procuradora da Mulher da Alepa e pelo deputado Chicão (MDB), líder do governo e presidente eleito do Poder Legislativo para o biênio 2021/2022, que assumirá no dia primeiro de fevereiro de 2021.

Foram homenageados 75 personalidades diversas com o mérito Cabanagem e um título de Cidadão do Pará para Anderson Morais Baranov, vice-presidente de Relações Governamentais da empresa Alunorte Alumina do Norte do Brasil S/A. A medalha cunhada contém uma Cruz de Malta e inscrições no anverso e reverso com a inscrição Ordem do Mérito Cabanagem e do Poder Legislativo do Pará.

Entre as personalidades destacadas estavam o governador Helder Barbalho, a primeira - dama Daniela Barbalho, o deputado Dr. Daniel Santos; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Iran Lima; a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e o conselheiro Odilon Teixeira, presidente do TCE; o prefeito de Barcarena, Paulo Alcântara; o prefeito eleito de Vigia, Job Xavier Palheta e de Oeiras do Pará, Gilma Drago Ribeiro, diversos policiais, bombeiros e militares das Forças Armadas; médicos e outros profissionais que compõem segmentos da sociedade de diversas atividades produtivas e demais segmentos que representam a pluralidade do Pará.Renato Ogawa, Dr. Daniel Santos, Daniela Barbalho e Helder Barbalho O presidente Daniel Santos homenageou quatro servidores do cerimonial com mais de 30 anos de trabalho na Casa Legislativa e a deputada Nilse Pinheiro, as diretoras na Alepa, Olímpia Colares (Cerimonial) e Rebecca Hesketh (Secretaria Legislativa).
Em nome dos homenageados, o governador Helder Barbalho agradeceu a comenda a ele distinguida. "Dizer da gratidão de estarmos todos juntos encharcados da emoção de receber esta distinção na nossa Casa Legislativa, representativa da sociedade paraense e de poder dividir com cada um dos homenageados esta honraria", ressaltou.

Ele após, destacou, ressaltando o encerramento do período legislativo de 2020, pontuando a harmonia existente entre o legislativo e o executivo neste ano desafiador para todos, que será narrado ao longo da história e das próximas gerações devido os efeitos da pandemia. "Eu quero aqui publicamente agradecer esta Casa de Leis que não faltou ao Estado do Pará no desafio do enfrentamento a pandemia", afirmou.

"A minha gratidão como chefe do Poder Executivo a cada deputado e a cada deputada, gratidão não apenas do governador, é a gratidão de mais de oito milhões de paraenses que puderam, a partir dos atos do Poder Legislativo garantir ações em saúde, ações da atividade econômica, seja para olhar a proteção a vida, seja para diminuir o sofrimento econômico que assolou o planeta", disse Barbalho.Governador Helder Barbalho O deputado Renato Ogawa, prefeito eleito de Barcarena, encerrou agradecendo a todos os homenageados e aos presentes na sessão, falou do papel do cerimonial durante sessão. "Quero parabenizar todas as pessoas que foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, desejar um ano de 2021 diferente - um ano de muita esperança para o povo do Pará - do que este foi, muito difícil para as famílias paraenses, consequentemente para todo o nosso trabalho, mas que, graças ao empenho de todos, acredito que conseguimos minimizar o sofrimento e a dor dos nossos irmãos paraenses", expressando solidariedade.

Já o deputado Chicão (MDB), líder do governo e presidente eleito, avalia que o Poder Legislativo cumpriu este ano o seu papel apesar das dificuldades no enfrentamento da COVID-19. "Respondemos às demandas enviadas a este Poder e o encerramento nesta sessão solene representa um momento de reconhecimento às pessoas que se destacam em suas atividades em colaboração ao desenvolvimento do Estado.

Participaram ainda da sessão os deputados: Carlos Bordalo (PT), Miro Sanova (PDT); Igor Normando (PODE); Thiago Araújo (Cidadania); Raimundo Santos (Patriota); Ângelo Ferrari (PTB); Orlando Lobato (PMN); Paula Gomes (PSD); Cilene Couto (PSDB); Renilce Nicodemus (MDB); Victor Dias (PSDB); Dr. Galileu; Delegado Nilton Neves (PSL); Toni Cunha (PTB); Dr. Wanderlan Quaresma (MDB); e Marinor Brito (PSOL).]

ORDEM DO MÉRITO CABANAGEM
A Ordem do Mérito Cabanagem foi instituída através da Lei n.º 5198 de 10 de dezembro de 1984, é destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas nacionais ou estrangeiras, que, pelos seus serviços nas suas esferas tenham contribuído diretamente para o engrandecimento do Estado do Pará.