13/01/2021 | 11h15 - Atualizada em 13/01/2021 | 11h34

Guardas de Nossa Senhora são valorizados através de Lei

Reportagem: Syanne Neno

Edição: Andreza Batalha

Assim como boa parte dos brasileiros, a Guarda de Nazaré está de luto. A pandemia da Covid-19 causou a morte de 25 guardas, e em torno de 150 foram contaminados. Pessoas que faziam parte de uma família, unida pelo amor e dedicação à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.

No auge da pandemia, no mês de março de 2020, foi baixada uma circular proibindo a presença dos Guardas na igreja. Alguns serviços retornaram, mas com redução do quantitativo de Guardas e restrições, assim como aconteceu no Círio. Mas em meio à tristeza, a Guarda de Nazaré tem o alento da valorização. Há dois anos, um reconhecimento os ajudou a serem vistos de uma forma diferente.

Em 14 de julho de 2019, foi publicada a Lei que declara a Guarda de Nazaré integrante do Patrimônio Cultural e lmaterial do Estado do Pará, nos termos do art. 286, da Constituição do Estado do Pará.

"Essa homenagem foi pra nós um momento de muita alegria e orgulho, mediante o reconhecimento de todo um trabalho que nós fazemos durante o ano. Foi algo muito forte e gratificante. É um agradecimento eterno que nós teremos à deputada Ana Cunha, por valorizar o nosso trabalho junto à sociedade", destaca Guilherme Azevedo, coordenador da Guarda de Nazaré.

"O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior manifestação religiosa mariana do mundo, sendo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura, UNESCO. É impossível falar deste evento e tudo que ele agrega, sem falar da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré", justifica a autora do projeto, deputada Ana Cunha.

Criada em 1973, e oficializada como "Guarda de Nossa Senhora de Nazaré" um ano após, atualmente conta com cerca de dois mil integrantes, todos do sexo masculino, crismados e voluntários. A Guarda de Nazaré atua durante todo o ano no Santuário de Nazaré nas procissões, missas, adorações e eventos sociais, bem como quando requisitada, participa e organiza eventos em igrejas, paróquias e comunidades do Pará e do Brasil. Devido a sua importância religiosa e social, a Guarda de Nazaré foi também reconhecida com Medalha de Honra pela Prefeitura de Belém.

No foco nacional - A Arquidiocese de Belém reconhece o grupo católico como parte indispensável da Festa da Rainha da Amazônia, e a Santa Sé, o Vaticano, reconheceu a Guarda de Nazaré como "símbolo de devoção e amor Mariano" nos pontificados de Bento XVI e Papa Francisco. Com grande destaque na imprensa, a Guarda de Nazaré já foi destaque na imprensa com o programa "Na Fé" do Discovery Channel, do "Estrelas" e "Profissão Repórter" da Rede Globo, entre outros muitos documentários e reportagens veiculados no Brasil e mundo afora.

Em junho de 2018, a Guarda de Nazaré participou de Audiência Papal na Praça de São Pedro, no Vaticano, e entregou alguns presentes à Sua Santidade, o Papa Francisco, evento que foi destaque na mídia nacional e internacional. No mesmo período, ocorreu o lançamento do livro fotográfico e autoral "Guarda o Círio de Nazaré", trabalho da renomada fotógrafa Soraya Montanheiro, em São Paulo, que retrata um pouco da história e trabalho evangelizador do grupo.

Durante todo o ano a Guarda de Nazaré acompanha a Imagem Peregrina por onde Ela vai, seja na terra, no ar, ou nas águas. São centenas de lugares visitados além de Belém, como a Ilha de Marajó, Santarém, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Salvador, Brasília, e até na Europa como Lisboa e Nazareth, em Portugal.

Hoje a Guarda de Nazaré conta com mídias sociais como Facebook, Instagram, canal no Youtube e site oficial, todos com grande número de inscritos e visualizações. O lado social também não é deixado de lado, pois o grupo promove campanhas de doação de sangue, alimentos, roupas, Ações Sociais para a comunidade em geral e integrantes do grupo, além de atividades no Natal e na Páscoa, por exemplo.