08/02/2021 | 14h54 - Atualizada em 08/02/2021 | 18h57

Com emenda de R$ 200 mil de Fábio Freitas, Cenpren retoma atividades

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Comunicação

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (08.02) o ato de reativação da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), no Conjunto Cidade Nova 8, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. A reinauguração contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, do prefeito Daniel Santos, do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Alberto Teixeira, e do deputado federal Vavá Martins (Republicanos), entre outras autoridades.

A reforma da Cenpren, que é ligada a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), contou com a emenda parlamentar no valor de 200 mil reais viabilizada pelo deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que se pronunciou por meio de vídeo em razão de estar de repouso por recomendação médica por recente cirurgia.
No Poder Legislativo, Fábio Freitas é presidente da Comissão de Prevenção às Drogas e desde o início de sua gestão, em 2019, tem primado pelo apoio às ações de enfrentamento ao uso de substancias entorpecentes e fortalecimento das políticas públicas de combate às drogas e de apoio aos dependentes químicos.  O secretário da Copred, Edwin Araújo Júnior, esteve presente ao ato.

A Coordenadoria tem por missão a execução da política estadual de atividades voltadas à prevenção e redução de danos do consumo de álcool e outras drogas. Compete ao Cenpren o planejamento e a execução políticas públicas voltadas à educação, fomento de campanhas estaduais, capacitação de agentes multiplicadores, atendimento psicossocial, oficinas e atividades culturais, técnicas e esportivas.

Relatório mostra balanço de 2020 da Comissão

Relatório produzido pela equipe técnica da Comissão de Prevenção às Drogas (Copred), registra atividades da comissão, que é permanente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), neste ano e  mostra que, apesar da crise sanitária mundial, o enfrentamento às drogas continuou no Pará, no âmbito legislativo.

No primeiro semestre, a Copred realizou Caravana Itinerante nos municípios das regiões do nordeste, sudeste e sul do Estado, levando a palestra de Prevenção às Drogas para os alunos das escolas públicas estaduais, comunidades, igrejas e entre outros, e entregando cartilhas com abordagem sobre os malefícios das drogas.

No período de 14 a 29 a caravana percorreu, por 16 dias consecutivos, 29 municípios, alcançando um público de quase nove mil pessoas. Ao todo, foram realizadas 34 palestras em câmaras municipais: escolas, igrejas, centros culturais, salões de eventos, entre outros locais.

Já em abril, já com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, foram entregues mais de 100 cestas de alimentos, nos dias 15, 16 e 17, para diversas instituições de apoio social em bairros de Belém e municípios circunvizinhos.

No Poder Legislativo, o deputado Fábio Freitas, presidente da Copred, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo na 101/2020, que institui no âmbito do Parlamento a "Semana Estadual de Conscientização da Juventude na Prevenção do uso de drogas" e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 05/2020 que institui a Comenda Especial "Mérito das Comunidades Terapêuticas" , destinada a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam e/ou destacaram em virtude do trabalho que desenvolveram na área da atenção social e acolhimento de usuário de drogas no Estado.

Como em 2019, este ano o deputado Fábio Freitas também conduziu a Segunda Semana da Juventude na Alepa, com o tema "Perspectivas e Desafios da Nova Lei Nacional sobre Drogas n° 13.840/2019".

Como parte da programação, foi realizado o Webinário Estadual sobre prevenção às drogas, com a abordagem sobre "Atenção e Prevenção às Drogas em época de pandemia", pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), contou com a participação de representantes da Copred.