• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

24/02/2021 | 09h58 - Atualizada em 26/02/2021 | 14h50

Copred tem instalada nova gestão para o biênio 2021-2023

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Comunicação

Nesta terça-feira (23), na Sala dos Ex-Presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), foi realizada a reunião para instalação da composição da Comissão de Prevenção às Drogas (Copred), atendendo ao Ato da Presidência N° 04/2021. Na ocasião, foi reeleito, por aclamação, o deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos, para presidir a gestão no biênio 2021-2023. Por motivo de cuidados com a saúde, o parlamentar não pôde estar presente ao Ato.

A Copred tem como competências: analisar e emitir parecer sobre as matérias relacionadas ao uso de drogas em geral; atuar no sentido de promover, em todos os níveis, estudos e medidas que tenham em vista a prevenção do uso indevido de drogas; estudar, elaborar e apresentar preposições referentes ao campo do abuso de droga, tendo em vista principalmente o seu controle e prevenção de seu uso; manter permanentemente contato com o Poder Executivo para que possa acompanhar de forma efetiva as ações desenvolvidas na órbita daquele Poder no combate e repressão às drogas ilegais; e manter intercâmbio com organismos públicos e privados, estaduais, nacionais e internacionais, ligados ao assunto para que se mantenha uma atualização genérica e particularizada do problema.

De acordo com relatório divulgado pela Comissão, mais de 200 mil pessoas já foram alcançadas com orientações sobre os malefícios das substâncias entorpecentes, através das palestras de prevenção em todas as regiões do Pará e no Brasil, durante o período em que Fábio Freitas esteve à frente da Copred, desde 2019.

Como forma de atuar no combate à esta mazela que aflige a sociedade como um todo, a Copred realiza palestras de prevenção como forma de conscientizar, com a entrega de cartilhas com conteúdo didático exclusivo sobre os malefícios das drogas. Os encontros são realizados em escolas públicas e privadas, igrejas, praças, casas penais, associações e comunidades terapêuticas, entre outros.

O objetivo é dar conhecimento sobre os danos causados pela dependência química e informar a sociedade acerca dos danos causados pelas substâncias psicoativas para o organismo humano assim como prevenir, detectar um usuário, acompanhar o usuário em uma possível intervenção, acompanhar este mesmo individuo para que seja reinserido à sociedade.

A Comissão contribui com o desenvolvimento da Política Estadual e Nacional sobre Drogas, que trata do cuidado e atenção ao usuário e de sua família. Neste sentido, foi aprovado com o apoio do Poder Executivo e Judiciário, a nova Lei Nacional de Drogas nº13.840 de junho de 2019, com reflexo imediato no tratamento ao adicto em todos os estados do Brasil.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Comissão realiza atendimento e acompanhamento deste público, para nortear quanto a busca de locais referenciados para o tratamento, uma vez que, não é possível fazer presencialmente.

A deputada Dra. Heloisa é a vice-presidente. São membros titulares: Paula Gomes, Renilce Nicodemos, delegado Nilton Neves, Dr Galileu, e Victor Dias. São membros suplentes: Ângelo Ferrari, Eraldo Pimenta, José Maria Tapajós, Hilton Aguiar, delegado Toni Cunha, Dirceu Tem Caten, e Luth Rebelo.

O documento de instalação foi formalizado pelo secretário da Copred, Edwin Araújo.

Resumo de 2 anos de COPRED