19/03/2021 | 10h28 - Atualizada em 23/03/2021 | 09h15

AO MESTRE ZENO, COM SAUDADES!

Reportagem: Ascom

Edição: Afonso Gallindo

Zeno Veloso partiu!

Sim, perdemos, neste 18 de março, um dos mais ilustres paraenses de todos os tempos, que engrandecia os ambientes por onde passava, compartilhando alegrias, destilando conhecimentos, exercitando o companheirismo e sendo referência de conduta humanitária.

Sim, foi-se um dos mortais com mais elevada completude de jurista, professor, escritor e nosso mais eloquente orador. Conversando, discursando ou ensinando, em seus lábios as palavras adquiriam um fulgor que parecia encantar e geravam imediato bem-estar, enternecimento à alma e lições para todos os públicos.
No Magistério, Zeno Veloso não ensinava o Direito apenas para os seus alunos, mas ministrava aulas a quem o consultava pessoalmente ou pelo telefone, em casa, no cartório, no Parlamento, nas Universidades, nas viagens, no Brasil ou no exterior- em qualquer lugar!
Quando os temas eram o Direito de Família e Direito das Sucessões, em nível mundial era uma das mais gabaritadas vozes de que se valiam alunos, professores, advogados, juízes, tribunais e pessoas em geral.
Na vida política, dentre tantas conquistas, Zeno foi o grande artífice da Constituição considerada como uma das mais avançadas da história de todas as Constituições já gestadas no Brasil, que foi a Carta Magna do Pará de 1989.
O papel do deputado constituinte Zeno Veloso foi muito além de relator-geral da Assembleia Estadual Constituinte. Ele foi o articulador, o líder e orientador que, como um sábio e humilde mestre, dava voz aos discípulos e a qualquer pessoa do povo.
Ao meu amigo Zeno, o meu tributo de gratidão por ter me escolhido para ser, na Assembleia Estadual Constituinte, o presidente da Comissão Temática do Poder Legislativo e Fiscalização Orçamentária.
Ele foi a própria inspiração que impactava a todos nós parlamentares do fervor constituinte e, por isso, conseguimos elaborar "uma Constituição humanitária, inclusiva, avançada em todos os setores, criativa e moderna, que honra e engrandece os paraenses".
Essas palavras foram proferidas pelo próprio Zeno Veloso, por ocasião da sessão solene de homenagem aos 30 anos de vigência da Constituição paraense, ocorrida em 7 de outubro de 2019, quando houve a outorga a várias personalidades da Medalha do "Mérito Constituinte Zeno Veloso", que fora aprovada pela Assembleia Legislativa por projeto de minha autoria.
Estão em luto a política paraense, as comunidades jurídica e acadêmica e todo o povo do Pará pelo adeus a Zeno Veloso. Mas é imperecível o seu grande legado deixado aos paraenses e a toda a Humanidade.

Que Deus conforte a sua família! Que Deus nos conforte!

Por Bruno Freire - Assessoria Deputado Raimundo Santos