• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

09/04/2021 | 15h07 - Atualizada em 09/04/2021 | 15h09

Comissão de Prevenção da Alepa e Sejudh no combate às drogas no Pará

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Comunicação

Com o objetivo de fortalecer o trabalho conjunto entre a Comissão de Prevenção às Drogas, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), e Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos e presidente da Copred, se reuniu nesta quarta-feira (07.04), na sede da pasta estadual com o secretário Zé Francisco.

Também na condição de representante do Pará na Comissão Bipartite do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - Conad, fabio freitas alinhou algumas pautas sobre a temática de cuidados e prevenção às drogas por todo o estado.

Na reunião, foi tratada a reativação da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren) que contou com recursos de emenda do deputado estadual.

A Cenprem integra a estrutura da Sejudh desde 2007 e tem por missão a execução da política estadual de atividades voltadas à prevenção e redução de danos do consumo de álcool e outras drogas. Compete a Coordenadoria o planejamento e a execução políticas públicas voltadas à educação, fomento de campanhas estaduais, capacitação de agentes multiplicadores, atendimento psicossocial, oficinas e atividades culturais, técnicas e esportivas.

"Falamos sobre nossas ações. Alinhamos a posse do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Coned, para o biênio 2021 - 2023. É fato que já avançamos muito, mas ainda precisamos melhorar", disse o parlamentar.

Foi abordada ainda a atuação da Copred desde 2019, quando Fábio Freitas foi empossado presidente. "A frente da Copred alcançamos mais de 200 mil pessoas, através das palestras de prevenção em todas as regiões do Pará e no Brasil. Em um Estado com tamanha diversidade, como o Pará, é necessário discutirmos e lutarmos pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas a essa questão das drogas, que é uma calamidade silenciosa", ressaltou o presidente da Comissão.

O objetivo das palestras é conscientizar sobre os malefícios causados pela dependência química e informar a sociedade acerca dos danos causados pelas substâncias psicoativas para o organismo humano como: prevenir, detectar um usuário, acompanhar o usuário em uma possível intervenção, acompanhar este mesmo individuo para que seja reinserido à sociedade.

A Comissão contribui com o desenvolvimento da política estadual e nacional sobre drogas, que trata do cuidado e atenção ao usuário e de sua família. Neste sentido, foi aprovado com o apoio do Poder Executivo e Judiciário a nova Lei Nacional de Drogas nº13.840 de junho de 2019, com reflexo imediato no tratamento ao adicto em todos os estados do Brasil.

Os encontros são realizados em escolas públicas e privadas, igrejas, praças, casas penais, associações e comunidades terapêuticas, entre outros locais.

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Comissão realiza atendimento e acompanhamento deste público, observando todas as recomendações de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus.

A parceria a partir de agora será trabalhar atividades com o Cenprem e outras na área da juventude na Sejudh, e também a partir de emendas parlamentares para o enfrentamento às drogas.

Também esteve presente na reunião o secretário da Copred, Edwuin Júnior.