• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

13/04/2021 | 17h36 - Atualizada em 13/04/2021 | 17h41

Deputada Marinor Brito (PSOL) é reconduzida à frente da Comissão de Cultura

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

Os deputados da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Pará fizeram uma reunião de instalação nesta terça (13), com a eleição e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da Comissão, que é efetiva da Alepa, para cumprir o biênio 2021 até janeiro de 2023.

Deputada Marinor Brito


A deputada Marinor Brito (PSOL) foi reconduzida ao cargo de presidente e o deputado Luth Rebelo (PSDB) foi eleito como vice, em reunião semi presencial.


Após a cerimônia de posse, a deputada presidente se disse honrada pela recondução ao cargo, agradeceu a todos e reafirmou o seu compromisso em lutar no Estado pela democratização e a valorização da cultura do povo paraense. "Vamos trabalhar, assim como os demais deputados da Comissão para que as políticas públicas na área da cultura sejam implementadas e que os artistas paraenses e a produção artística sejam ainda mais valorizados".


A líder do PSOL reafirmou ainda a necessidade de implementação no Estado do Sistema Estadual de Cultura, projeto por ela elaborado, aprovado no ano passado na Assembleia Legislativa, e que ainda está na Comissão de Redação Final da Casa. Ela espera que na semana que vem, o texto final do projeto seja remetido ao executivo estadual para a sanção governamental.


"No Sistema Estadual de Cultura são criados o Fundo de Apoio à Cultura, o Conselho com ampla participação do Sociedade Civil e um Plano Estadual a ser amplamente discutido em todas as regiões do Pará, para conter diretrizes e estratégias de ação, levando em conta a grande diversidade cultural que existe no Estado", disse.


São titulares da Comissão, além de Marinor e Luth Rebelo, os deputados Dirceu Ten Caten (PT); Fábio Figueiras (PSB), Ozório Juvenil (MDB); Fábio Freitas (REP) e Adriano Coelho (PDT). Como suplentes, os deputados Alex Santiago (PL); Cilene Couto (PSDB); Dr. Wanderlan (MDB), Delegado Nilton Neves (PSL); Dr. Galileu (PSC); Thiago Araújo (Cidadania) e Miro Sanova (PDT).