24/06/2021 | 18h42 - Atualizada em 03/11/2022 | 14h55

Procuradora da Mulher, deputada Nilse participa de encontro de Procuradoras da Câmara dos Deputados

Reportagem: Rita Martins

Edição: Rita Martins

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promoveu na terça-feira (22), por meio da Procuradoria da Mulher da Câmara, o segundo encontro com Procuradoras da Mulher dos Estados. O evento foi coordenado pela Procuradora da Mulher em Brasília, Deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). Atualmente, no Brasil, já foram instaladas 14 Procuradorias em Assembleias Estaduais.

Uma das metas da Procuradoria da Mulher da Câmara é incentivar a formação de procuradorias em todos os Estados brasileiros e no maior número possível de câmaras municipais. A programação buscou avaliar os resultados e efetividade das recomendações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da violência contra a mulher nos estados.
A deputada estadual professora Nilse Pinheiro, Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em sua fala, saudou as participantes e falou sobre as funções da Procuradoria da Mulher da Alepa no Pará, e o índice de violência no Estado durante a pandemia, além das políticas de enfrentamento criadas em parcerias com as demais deputadas que são procuradoras adjuntas.

“Aqui na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, somos 10 deputadas eleitas, um marco a nível nacional, ou seja 25% do parlamento, nosso trabalho pelos municípios nos ajudou a eleger, nas últimas eleições, 27 prefeitas, um aumento importante na comparação com as eleições anteriores, que apenas 16% das prefeitas eram mulheres no Estado”, afirmou.

Como Procuradora Especial da Mulher, a deputada Professora Nilse busca divulgar a iniciativa de organizar Procuradorias da Mulher nas 144 cidades do Pará, que antes só tinha duas, e hoje, são 10 procuradorias municipais. “Hoje contamos com importantes parcerias para o desenvolvimento e crescimento do trabalho da procuradoria, junto ao Ministério Público, Delegacias Especializadas e prefeituras”, ressaltou a deputada estadual e primeira-secretária do Poder Legislativo paraense.

O 2º Encontro de Procuradoras teve como tema principal a ampliação da rede de proteção às mulheres, a participação da 2ª Procuradora Adjunta da Mulher, Lídice da Mata, e, representando a Procuradora Geral da Mulher da Câmara dos Deputados, a deputada Tereza Nelma. A procuradora adjunta Lídice da Mata solicitou que todas as procuradorias analisem a situação de cada Estado e enviem as informações para que seja feito um relatório consolidado a ser encaminhado no segundo semestre.