19/08/2021 | 20h28 - Atualizada em 29/09/2021 | 11h34

Redenção recebe o Forma Alepa Itinerante

Reportagem: Andrea Santos

"Estamos no caminho certo. Quando nós pensamos na finalidade dos cursos que a escola da Alepa leva aos servidores, o foco principal é fortalecer a atividade da gestão pública, em especial os poderes legislativos. É fundamental que os poderes legislativos possam cumprir o seu papel, trabalhar pensando na qualidade de vida da população", disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Chicão, ao iniciar o primeiro dia do Forma Alepa/Elepa Itinerante na região do Araguaia, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), na câmara municipal de Redenção. O evento irá até o dia 21.

Deputado Chicão, presidente da Alepa

O Forma Alepa/Elepa Itinerante contempla 15 municípios: Redenção, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Pau D'Arco, Floresta do Araguaia, Bannach, Rio Maria, Ourilândia do Norte, Sapucaia, Água Azul do Norte, Tucumã, São Félix do Xingu e Xinguara. É voltado para Gestores, vereadores e servidores públicos em geral.

Os cursos que a Escola do Legislativo leva à região do Araguaia têm como meta a capacitação dos vereadores, assessores e gestores legislativos, assim colaborando com os serviços prestados à comunidade.Deputado Raimundo Santos

"Como Ouvidor-geral da Alepa, digo a vocês que o Poder Legislativo tem feito um trabalho pensando em todos os cantos desse Estado. A Casa deve oferecer os serviços que vão ao encontro dos poderes municipais, dos gestores. Conhecimento é fundamental e é algo que ninguém tira de você", afirmou o deputado Raimundo Santos.

Deputado Alex Santiago

Segundo o deputado Alex Santiago, a região do Araguaia necessita dessas ações. "Nossa região precisa desse momento de aprendizagem, é importante saber como se trabalha a imagem de um parlamentar, como se faz uma licitação, o processo legislativo. Aos que estão envolvidos neste trabalho, meus agradecimentos, em especial à diretora da Escola do Legislativo, Bethânia Fidalgo", destacou.

O vice-prefeito de Redenção, Karlos Wonney, disse que "o evento é grandioso e representa oportunidade aos nossos servidores de assim mostrarem mais qualidade em nossos serviços à população. Obrigado Alepa, por estar nos apresentando esse trabalho".

Gabriel Salomão, presidente da Câmara Municipal de Redenção

Gabriel Salomão, presidente da Câmara Municipal de Redenção, de apenas 19 anos, usou a tribuna para dizer que "não mediremos esforços para trabalhar pelo município e com essa capacitação faremos muito mais. Vejo de maneira positiva os cursos ofertados pelo Parlamento Estadual, através de sua escola", disse.

Meios de Comunicação e a Imagem do Político foi  o tema abordado por Alda Dantas, Coordenadora de Comunicação da Alepa. "Comunicação para o político é tudo, e viemos trazer um pouco da nossa experiência, enquanto parlamento estadual. Falamos do que dá certo e o que não deu. Mostramos o que de mais novo temos na comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Pará e espero que nossa palestra tenha ajudado a todos", assegurou.

Alda Dantas

Serão abordados no segundo e terceiro dias de evento os assuntos Licitação e Contratos; e Técnicas e Processos Legislativos.

Acordo de Cooperação Técnica: Durante a solenidade de abertura, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, por meio da Escola do Legislativo, e as Câmaras Municipais. O acordo é para a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, que tem como objetivo estabelecer e regular a implementação das ações de formação continuada. O programa estimula e promove as funções constitucionais do Poder Legislativo, cuja execução depende do esforço e interesse de cada participante.

Sobre Redenção: Segundo dados do IBGE 2020, Redenção possui uma população estimada de 85.563. A manifestação religiosa mais importante é a festa em homenagem ao santo padroeiro do Município - Cristo Rei, comemorado no 3° domingo de setembro. O patrimônio cultural do Município é representado pelo carnaval, bois-bumbás e quadrilhas juninas, que ainda mantêm os elementos característicos que foram herdados do município de Conceição do Araguaia. Em Redenção, é marcante a presença de pessoas vindas do Maranhão, Ceará, Bahia, Goiás e outros estados. Com isso, há uma mistura de traços culturais na população do município.