27/09/2021 | 11h05 - Atualizada em 29/09/2021 | 00h07

Encerrada com sucesso a terceira edição do Forma Alepa

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

Com o compromisso de promover o conhecimento e a capacitação de prefeitos, vereadores e servidores públicos, a Escola do Legislativo, por meio do Forma Alepa/Elepa, promoveu mais uma edição de palestras tendo como polo a cidade de Bragança, conhecida como a “Pérola do Caetés”. O evento contou com a participação de representes dos 16 municípios que compõem a Região do Caetés.

Durante os três dias de programação, profissionais renomados com vasta experiência apresentaram conteúdos atualizados sobre as temáticas de Competências, efetividade e controle de constitucionalidade; Meios de Comunicação e a imagem do político; Administração pública contemporânea: novos desafios, a partir da reforma do Estado; Planejamento Estratégico na Gestão Legislativa; Técnicas e processos legislativos; Licitação e contratos.

De acordo com o Relatório de Atividades do Forma Alepa, ao todo, 37 municípios participaram dos ciclos de palestras desde a sua primeira edição, realizada no início de agosto na cidade de Ananindeua, com abrangência em toda a Região Metropolitana de Belém. O programa de formação continuada também capacitou gestores do legislativo, executivo e servidores públicos em Redenção, na Região do Araguaia.

Mais de 800 pessoas, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, assessores e demais servidores públicos passaram pela qualificação até o encerramento desta edição, em Bragança.

O interesse em aprender motivou os participantes a se deslocarem até o local do evento, mesmo que significasse cansaço e a ausência da família por alguns dias.

Para Márcia Alves, técnica legislativa há 26 anos da Câmara Municipal de Nova Timboteua, a distância no trajeto de 70 km entre a sua cidade até Bragança, foi compensada pelo conhecimento recebido.

“Todas as palestras foram excelentes, com profissionais altamente qualificados. E sobre os processos legislativos, temas que mais me interesso e que fazem parte da minha rotina, foram muitos esclarecedores. Tudo isso valeu a pena e vai ajudar a desenvolver melhor minhas atividades”, destacou.

O servidor da área administrativa da Câmara do município de Tracuateua, Roberto Junior revelou que assistiu todas as palestras.

“O evento trouxe temas importantes e com excelentes palestrantes. Tributação, licitação e processos legislativos são as áreas que me interessam e, posso dizer, que aprendi muito com o que ouvi aqui”, afirmou.

Outro participante que ressaltou a qualidade da programação, foi o  presidente da Câmara de Salinópolis, Eron Carvalho Teixeira. Para o parlamentar, os ciclos de palestras foram fundamentais para aprimorar os trabalhos dos vereadores e servidores do legislativo.

“Parabenizo a iniciativa em trazer essa qualificação aos vereadores e servidores da região. As palestras são de alto nível e nos capacita com informações importantes, que com certeza vão ajudar muito nas nossas atividades legislativas”, evidenciou.

Compromisso -  Em todas as edições aconteceram assinaturas do Acordo de Cooperação Técnica entre Assembleia Legislativa do Estado e Câmaras Municipais. O acordo busca a implantação e execução do Programa de Formação Continuada e Modernização do Poder Legislativo, com objetivo de estabelecer e regular a implementação das ações de qualificação.

A Escola do Legislativo ofertará o mesmo formato de capacitação na cidade de Santarém, próxima cidade a receber a equipe, com previsão para ocorrer em outubro.

"É importante que o Forma Alepa esteja presente em outras regiões do Estado", destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Chicão.