• Item
    ...

Notícia

27/09/2021 | 18h56 - Atualizada em 27/09/2021 | 19h03

Servidores da ALEPA receberão reajuste no valor do ticket alimentação

Reportagem: Carlos Boução

Edição: Dina Santos

O deputado Francisco Melo (MDB) - Chicão, presidente da ALEPA, realizou nesta segunda-feira (27), uma reunião com membros das diretorias de três entidades representativas dos servidores do Poder Legislativo do Estado do Pará, para comunicar que a partir do dia 30 de setembro próximo, os servidores efetivos e os comissionados da ALEPA, receberão um aumento de 33% no valor do Vale Alimentação. E no contracheque deste mês, virá ainda o adiantamento de 50% do décimo terceiro salário.

A reunião aconteceu na sala VIP, que está completamente revitalizada, ampliada e modernizada. Na ocasião, o presidente deputado Chicão informou também que, com o reajuste no valor dos tickets, haverá a suspensão da alimentação diária que determinados setores da Casa recebem e do Abono de Círio para os servidores.

Quanto ao reajuste salarial o presidente informou, que em janeiro, quando da data base, será encontrado um índice para o reajuste. "Estamos fazendo simulações para que possamos anunciar um percentual que permita a recuperação financeira e ainda seja bom para todo mundo", garantiu.

A suspensão da alimentação também será estendida aos gabinetes de todos os Deputados, no entanto, as verbas respectivas não sofrerão reajuste. "Será acrescido, tão somente o valor correspondente da refeição", falou.

O deputado ressaltou o papel de diálogo que esta Mesa Diretora que garantir. "Não pretendemos antepor nenhuma dificuldade administrativa nosso balizamento será somente a legalidade".

Para o presidente, a decisão de aumentar o valor de 500 reais de reajuste do ticket foi a mais sensata. "Fizemos várias simulações de estudo sobre o valor do vale alimentação, e fomos até onde poderíamos chegar e onde o contrato comporta financeiramente. "O aumento foi também devido a suspensão da alimentação e já que não teve reajuste e/ou aumento já que só vamos discutir isto em janeiro próximo", disse.

Para os líderes dos servidores a reunião foi muito significativa não só devido ao que foi comunicado, mas o ineditismo do momento, já que nunca tinha tido reunião com esse caráter.

Para Ivan Correa, presidente do SindALEPA, a reunião foi um marco histórico na relações entre a direção da Casa e os servidores, e que a notícia do reajuste do Vale Alimentação foi muito gratificante. "Os servidores vem sofrendo, devido a Pandemia e a inflação que praticamente esmaga o nosso poder de compra, avaliou. Informou sobre o pedido feito da isonomia dos dois níveis superiores este sendo avaliado pelos setores da Casa e assinalou o processo de debate para os reajustes salariais da categoria em janeiro próximo.

Para o presidente da ASALP, Pedro Paz, o comunicado foi recebido com muita alegria e irá leva-la a todos os servidores. "Reconhecemos sua dignidade como homem público e que seu compromisso de resolver os problemas nunca antes solucionado da categoria será cumprido", falou.

O presidente da Associação de Nível Médio da ALEPA, Nazareno Ferreira, entregou ao presidente Chicão uma proposta de enquadramento de servidores no nível médio que segundo ele não foram contemplados no Plano de Cargos, Carreiras, Salários e Remuneração-PCCR. Por último, destacou a caráter histórico da reunião. "Nunca vimos um presidente reunindo com os servidores para ouvir opiniões e debater os assuntos que interessam aos servidores", anotou. As demandas informadas e retiradas da reunião foram encaminhadas aos setores competentes para uma criteriosa analise e posterior debate.


Nova Sede do Poder Legislativo - O deputado Chicão comunicou ainda aos representantes dos servidores a assinatura de um termo de reajuste de conduta entre o Poder Legislativo Estadual e a Aeronáutica para a cessão definitiva do terreno localizado na avenida Júlio Cezar, para a construção do novo prédio da ALEPA. "O termo já foi assinado por mim e pelo Major Brigadeiro Maurício Medeiros, resta agora a assinatura do governador Helder Barbalho".

Segundo o deputado haviam pendências que não tinham sido solucionadas desde 2015/2016. "A Casa não vinha cumprindo o que tinha sido acertado de reformar e/ou construir prédios indicados pela Aeronáutica em troca do terreno, então o termo assinado realinha o valor em torno de 9 milhões de reais, que já estamos programando para cumprir, e o terreno já está a nossa disposição", informou.