Acessibilidade

  • Item
    ...
  • Item
    ...

Você está em: Portal Alepa >> Notícias >> Alepa realiza Sessão Solene da Comenda Legislativa "Mérito Nossa Senhora de Nazaré

Notícia

07/10/2021 | 15h44 - Atualizada em 07/10/2021 | 18h22

Alepa realiza Sessão Solene da Comenda Legislativa "Mérito Nossa Senhora de Nazaré

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Dina Santos

27 pessoas foram homenageadas com a Outorga da Comenda Legislativa "Mérito Nossa Senhora de Nazaré", durante Sessão Solene que aconteceu na manhã desta quinta -feira (07) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

O presidente da Casa de Leis, deputado Chicão, presidiu os trabalhos acompanhado pelos parlamentares Cilene Couto, professora Nilse Pinheiro, Diana Belo, Ana Cunha, delegado Nilton Neves, Dr. Galileu e Thiago Araújo. Esse foi o 24 º Círio da Alepa. 

Antes da solenidade, às 8 horas na Catedral Metropolitana de Belém, foi realizada uma missa. As medidas de segurança colocadas pelos órgãos sanitários devido à pandemia da Covid-19 foram respeitadas. A missa contou com a presença da deputada professora Nilse Pinheiro e servidores do Parlamento.

Padre João Paulo Dantas

"Saúdo cada trabalhador da Alepa que está a serviço do povo e demais visitantes, assim como Maria está a serviço de Deus. Sirvam a população, mas que sejam respeitados também. Que o amor ao próximo esteja com todos vocês", disse o padre João Paulo Dantas. 

Este ano, diferente de 2020, o traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré aconteceu da Catedral Metropolitana de Belém até o hall de entrada do Parlamento Estadual. Às 10 horas, a imagem peregrina da Padroeira dos Paraenses foi recebida com honra de chefe de estado por militares e conduzida ao plenário Newton Miranda pelo chefe da Alepa, deputado Chicão. "Tenho a oportunidade de, pela primeira vez como presidente deste Poder, receber a imagem da mãe de Jesus. O momento é festivo, onde envolve fé e alegria. Espero que tenhamos dias melhores, vamos superar esse momento de pandemia, foram muitas vidas perdidas e vamos pedir a Deus, à  Nossa Senhora de Nazaré que nos dê a proteção. Um feliz círio aos servidores desta Casa, a todos os paraenses", destacou. 

Deputado Chicão, presidente da Alepa

"Tivemos a honra de homenagear muitos que já fizeram pelo Estado e também os que continuam fazendo. Um dos meus homenageados (In Memorian) foi o professor e jornalista João Carlos Pereira, que infelizmente nos deixou em 2020, vítima de covid-19. Agradeço pelo legado deixado por ele, um homem de muita fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Muito obrigada aos familiares que concordaram com a homenagem", disse a deputada professora Nilse Pinheiro. João Carlos Pereira foi homenageado pelo reconhecimento extraordinário e notável atuação na Igreja Católica Apostólica Romana, no Pará. 

Segundo Beatriz Pereira, filha de João Carlos Pereira,  "desde que me entendo por gente, acompanhei meu pai nas festividades do Círio, assim como em suas pesquisas e idas ao jornal. Receber essa comenda é resultado de amor e devoção, tudo que ele fazia era com amor", afirmou emocionada. "Essa comenda é mais que uma imagem, tem muita coisa envolvida, para quem conheceu meu pai sabe do que estou falando", completou. Beatriz Pereira

"É uma surpresa para mim receber essa homenagem, além da emoção e gratidão à  Nossa Senhora de Nazaré. Desde 1992 trabalho no município de Marituba e sei que essa comenda foi resposta de uma vida, de dedicação a um trabalho que é em função das pessoas mais necessitadas", contou Terezinha de Jesus Araújo, homenageada do presidente da Alepa, deputado Chicão. 

Terezinha de Jesus Araújo

 

Padre Francisco Maria Cavalcante

Padre Francisco Maria Cavalcante, da Basílica Santuário de Nazaré, também foi homenageado. Ele deu a bênção final, mas antes disse que: " O Círio na sua sua essência é expressão de fé, amor e gratidão. A sociedade belenense é anfitriã de uma das maiores festas religiosas, temos uma grande responsabilidade, em relação a festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e deve ser realizada da melhor maneira possível", afirmou ele que finalizou abençoado a todos dizendo. "Dai-nos a bênção ó Mãe de Fé, Nossa Senhora de Nazaré".