19ª Legislatura 2019 - 2022

Notícia

DBES cadastra servidores que poderão ser doadores de sangue

15/10/2021 11h53 - Atualizada em 15/10/2021 12h32
Por Andrea Santos - AID Comunicação Social

Doação de sangue salva vidas. Pensando nisso, o Departamento de Bem-Estar Social da Assembleia Legislativa do Pará (DBES-Alepa) deu início, na manhã desta sexta-feira (15), ao cadastramento de funcionários da Alepa que serão doadores de sangue. No dia primeiro de dezembro haverá um ônibus da Fundação Centro de Hematologia do Pará-HEMOPA na sede do Poder Legislativo.

O cadastro dos servidores já começou

Enfermeiros e técnicos de enfermagem cadastraram hoje os servidores que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e também já realizaram o serviço no segundo andar do Palácio da Cabanagem.

 

Até o dia 20 de novembro será feita a confirmação das pessoas que poderão ser doadoras. Essa é a primeira campanha de doação de sangue do DBES. "Prescisamos ter um número mínimo de pessoas para que o HEMOPA venha até nós. O mínimo são 80 bolsas de sangue e para garantir isto, é necessário um cadastro de 150 pessoas", disse Karla Lobato, diretora do DBES. "A comunidade de servidores da Casa deve participar dessa campanha que salva vidas", afirmou.

 

"Não é para se preocupar, só serão doadores os que estiverem bem de saúde. É importante participar, principalmente agora que o estoque de sangue do HEMOPA baixou devido a pandemia da covid-19", disse Ruth Bezerra, enfermeira da Alepa.

 

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

 

É essencial que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter tido um repouso, com no mínimo seis horas. A idade mínima é de 16 anos e no máximo 69, mas os menores de idade devem estar acompanhados pelo seu responsável.

 

No Pará, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) é a responsável por este serviço. Para que a pessoa seja um doador é importante ter se alimentado de maneira leve e não gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebida alcoólica.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas
Ouvidoria: ouvidoria.alepa.pa.gov.br

Todos os Direitos reservados | 2019