• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

12/07/2019 | 06h53 - Atualizada em 12/07/2019 | 06h56

Parlamentares acompanham Caravana “Por Todo o Pará” e ouvem população

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Dina Santos

 Os deputados estaduais acompanharam de perto a “Caravana Por Todo o Pará”, promovida pelo Governo do Estado, no período de 9 a 11 de julho em 15 municípios nas regiões do Xingu e Tapajós. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Daniel Santos, esteve acompanhado pelos deputados Ângelo Ferrari, Cilene Couto, Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar, Jacques Neves, Miro Sanova e Ozório Juvenil.

A Caravana iniciou pelos municípios de Itaituba e Novo Progresso e depois seguiu para as cidades de Jacareacanga, Trairão, Uruará, Rurópolis, Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Pacajá e Anapu.

Essa é uma ação integrada de políticas públicas com investimentos em obras e serviços para atender as   reais necessidades de regiões distantes que sofrem há anos com o descaso pelo poder público.

A iniciativa reforça o compromisso e a integração entre os Poderes Legislativo e Executivo, que se unem para promover o desenvolvimento desses municípios e de outras regiões do Estado.

Para o presidente do Parlamento Paraense, deputado Dr. Daniel Santos, a participação da Alepa nas ações do governo é fruto de parcerias e compromisso para atender à população. “Parabenizo o governo do Pará pela importante iniciativa e a Alepa não poderia ficar de fora dessa caravana. Acompanhamos o governador nos municípios, estando presente para ouvir a população e dessa forma saber quais as demandas e necessidades dessas regiões para poder formular políticas públicas futuras”, reiterou.

Localizada na região do Tapajós, Itaituba foi a primeira cidade a receber a comitiva que integrou a "Caravana por todo o Pará". No município, o governador do Estado, Hélder Barbalho, anunciou obras por ordem de serviço de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial da avenida Leopoldo Lobato, no bairro Jardim das Araras, com geração de 200 empregos diretos e indiretos, sendo que desse total de vagas, 100 serão destinadas aos moradores do município.

Com base política em Itaituba, o deputado Hilton Aguiar, festejou o anúncio de obras. “Aqui em Itaituba, temos muitas ruas que precisam de asfalto e ouvir o anúncio do governador que vai destinar recursos para a pavimentação asfáltica de vias públicas, isso nos deixa muito feliz e honra os moradores da região”, afirmou.     

Hospital Regional

A partir do segundo semestre, a população de Itaituba contará com serviços de saúde ampliados, com a conclusão das obras do Hospital Regional do Tapajós.

O deputado Eraldo Pimenta, 1º Secretário da Mesa Diretora na 19ª legislatura, comemorou os investimentos na região de Uruará, que por décadas esteve esquecida. Para o parlamentar, o momento representa um novo tempo para a população. “Esse é um novo tempo de concretização de um sonho que o governo do Estado dá ao município, que estava esquecido pelo poder público. Esses  investimentos disponibilizados pelo governador Hélder Barbalho vão  mudar a cara dos municípios da Transamazônica e da BR-163, principalmente aqui em Uruará, que recebe investimentos em infraestrutura, fazendo com que as ruas, antes cheias de poeira e sujeira, passem a ter pavimentação asfáltica com drenagem”, evidenciou.

O município de Uruará será beneficiado com obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de vias urbanas, totalizando 20 quilômetros. O investimento chega a R$ 23 milhões, com recursos de financiamento. Também será contemplado com obras de pavimentação na PA-370, no trecho que interliga Uruará a Santarém, sendo no futuro a maior obra de integração do Pará, como corredor estratégico   de escoamento da produção da Calha Norte e de Santarém para o Brasil.

A deputada estadual Cilene Couto, destacou a importância da iniciativa do governo em percorrer a região com apoio dos deputados.“O governador tem falado da união, e é fundamental para fazermos o desenvolvimento do Pará. Hoje nós trabalhamos unidos, determinados, e com certeza faremos o melhor para o nosso Estado. Para o município de  Brasil Novo, é a realização de um sonho ter a assinatura da ordem de serviços de 15 km de asfalto, obras que vão trazer dignidade e esperança aos moradores”, afirmou.  

O deputado Miro Sanova, ressaltou o compromisso da unidade em prol do desenvolvimento do Pará. “É importante a Assembleia estar junto nessa caravana, porque tanto o Poder Executivo quanto o Legislativo necessitam um do outro. E a nossa vinda é fundamental para conhecermos a realidade e as necessidades, e de que forma podemos ajudar a melhorar a região com projetos e moções”, concluiu.  

União

Em seus pronunciamentos, o governador Hélder Barbalho evidenciou a  participação dos deputados nessa nova forma de fazer política no Estado. "Estamos mudando a forma de governar, uma forma de governar mais próxima da população. É impossível governar o Pará trancado em um gabinete e sem apoio. Por isso, reconheço o apoio dos deputados nesse novo momento, porque estamos unidos em prol de um Pará mais forte e  desenvolvido e mais próximo da nossa gente”, declarou.

Investimentos

Ao todo, serão investidos recursos da ordem de R$ 227.812.596,98 na pavimentação de ruas em 12 cidades. Os serviços vão ser executados em Itaituba, Novo Progresso, Jacareacanga, Trairão, Uruará, Rurópolis, Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Pacajá e Anapu.

Cidade Digital

Considerando as novas tecnologias como ferramenta de transformação de regiões em cidades digitais, o Governo do Pará reformula políticas públicas de tecnologia e inicia um novo processo que permite à população ter acesso gratuito à internet em pontos específicos nas cidades. 

O município de Placas é o primeiro a receber o Selo Digital, sendo considerada uma Cidade Digital, a partir de investimentos do sinal em fibra óptica com alta velocidade e um mapeamento da cidade.

Dos 15 municípios visitados, seis receberão o Selo de Cidade Digital, emitidos pela  Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodepa). São eles: Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu.

Para o agricultor de Placas, Francisco Elias, ver o município desenvolvido é um sonho que está se concretizando. “Há 40 anos sonho com o desenvolvimento da região, e até hoje não temos a Transamazônica asfaltada. Ao ouvir o governador dizendo o que vai fazer por nós, fico satisfeito, porque fazia muito tempo que não via um governador aqui. O último que eu vi foi o Almir Gabriel. A cidade vai sair da lama, e isso vai ser muito bom", disse.

A prefeita do município, Raquel Possimoser, reforçou que a parceria entre Alepa e governo gera investimentos e melhorias na infraestrutura da cidade. "É com satisfação que estamos recebendo a visita do governador e comitiva de deputados. Essa parceria com o governo e parlamentares em  trazer investimentos para a nossa cidade é importante e vai garantir infraestrutura para nossa população e para o desenvolvimento do município”, concluiu.

Com informações da Agência Pará.