27/06/2022 | 10h45 - Atualizada em 27/06/2022 | 15h23

Milhares de pessoas participaram da Marcha Contra as Drogas em Belém

Reportagem: Paula Portilho

Edição: Paula Portilho

Aproximadamente 2 mil pessoas participaram da Marcha Contra as Drogas - "A prevenção é o melhor caminho", realizada neste sábado (25) pelas ruas de Belém, para conscientizar à população sobre os problemas decorrentes do uso e venda de substâncias entorpecentes.

A programação faz parte da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, organizada pelos poderes legislativo, executivo, judiciário e instituições como a Comissão de Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) que integra o Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned).

O objetivo é fortalecer os canais de diálogos com os poderes para discutir e propor políticas, programas e projetos que respondam às necessidades desta parcela da população.

O presidente da Copred, deputado Fábio Freitas é o autor do requerimento que promove anualmente a Sessão Especial e a Semana Estadual de Prevenção às Drogas. "Nesta semana, iniciamos a metodologia de trabalho da necessária atualização da Política Estadual sobre as drogas", disse o deputado. "Reconhecer a necessidade de atuação integrada entre todos as instituições é sempre o caminho diante da complexidade da questão do combate às drogas", afirmou.

Por iniciativa do parlamentar, cinco Projetos de Leis que tratam sobre o combate ao uso de drogas no estado estão tramitando nas comissões da Alepa.

Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo inteiro nos últimos anos, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas das Nações Unidas, divulgado em 2021.

Desde 2019 a marcha não era realizada, em decorrência da pandemia. Para a edição deste ano o evento enfatizou o perigo do uso do cigarro eletrônico para a saúde das pessoas.

Para o presidente do Coned, Edwin Júnior, a caminhada tem o intuito de informar as pessoas sobre o cenário das drogas nos país, especialmente entre os jovens.

"Pretendemos fazer com que a sociedade tenha consciência que existe um ambiente preocupante com relação a drogas lícitas e ilícitas. Agora, nós temos os cigarros eletrônicos, que acaba sendo uma febre entre a juventude. Estamos aqui para organizar a rede de atenção psicossocial e fazer com que os jovens saibam que as drogas trazem problemas à saúde", disse.

De acordo com Valber Milhomem, titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, a marcha tem o intuito de mostrar aos jovens os danos que o uso de drogas causa. "Nosso objetivo é, por meio dessa marcha, criar uma cultura contra as drogas, mobilizar a juventude para dizer não às drogas, envolver instituições públicas e privadas, autoridades políticas", destacou.

As atividades alusivas à Semana, iniciou no último dia 20, com abertura oficial de uma audiência pública, e encerrou neste domingo (26) com o campeonato de vôlei "Esporte e Educação: Unidos contra às drogas, no ginásio da UEPA.

Interiorização
Outras caminhadas de prevenção às drogas serão realizadas em outros municípios paraenses ainda em 2022, como forma de ampliar e descentralizar, trabalhando a interiorização das atividades. No segundo semestre, haverá as marchas em Santarém, em Marabá, em Altamira, em Tucuruí, Bragança, Salinópolis e Paragominas.

A Copred vem desenvolvendo, desde sua instalação em 2019, diversas frentes de trabalhos em várias regiões do estado, com palestras de conscientização sobre as consequências pelo uso de drogas. Também tem se destacado com atuação expressiva: 220 mil pessoas foram alcançadas nos últimos três anos, por meio de palestras.

Comunidades terapêuticas
As comunidades terapêuticas recebem atenção especial pela comissão. Regularmente as comunidades são visitadas pela equipe técnica que procura conhecer os espaços e a metodologia de trabalho aplicada com os dependentes químicos.

Texto: Ascom Copred