• Item
    ...
Alto Contraste

Notícia

27/06/2022 | 12h59 - Atualizada em 27/06/2022 | 13h31

Alepa homenageia os profissionais de Fonoaudiologia

Reportagem: Andrea Santos

Edição: Andreza Batalha

De autoria do deputado Raimundo Santos, foi realizada na manhã desta segunda-feira (27/06), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sessão Solene em homenagem ao "Dia do Fonoaudiólogo". A solenidade foi aprovada por unanimidade, por meio do requerimento nº 30/2022, aprovado em 11 de fevereiro deste ano, em sessão ordinária. 

A data oficial comemorativa no Brasil está fixada em 9 de dezembro, como o "Dia do Fonoaudiólogo", a mesma em que foi sancionada a Lei nº 6.965/1981 que regulamentou a profissão. O fonoaudiólogo é um profissional importante para a saúde, melhora na comunicação, mas precisa ser mais reconhecido e valorizado. Ele é responsável pela comunicação escrita e oral, voz e audição, linguagem e aspectos da motricidade orofacial de sucção, mastigação, deglutição, fonação e estética facial. De acordo com o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), até junho de 2021, há 48.391 profissionais em território nacional, distribuídos em nove Conselhos Regionais da entidade.

O Pará pertence ao Conselho Regional de Fonoaudiologia – 9ª Região (CRFa9), composto ainda pelos Estados do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Amazonas, onde está baseada a sede do órgão. Em toda a região Norte, o Pará tem o segundo maior número de fonoaudiólogos, com 1.043 profissionais, atrás apenas do Amazonas, que registra 1.113.

Criado em 2018, o Conselho Regional de Fonoaudiologia da 9ª Região mantém subsede em Belém, tendo como meta a aproximação com os profissionais, a partir da defesa dos interesses da classe, estimulando os fonoaudiólogos a conduzir ações que fortaleçam a profissão. O 1º colegiado do Conselho cumpre mandato no triênio compreendido 2019/2022. 

Para o autor da solenidade, deputado Raimundo Santos, o Fonoaudiólogo vai ao encontro de restaurar a dignidade. "O fonoaudiólogo oferece o condicionamento para que as pessoas desenvolvam melhor a capacidade da voz. Seu papel é fundamental. Eu mesmo já fiquei sem voz, fui orientado a fazer consultas com fonoaudiólogo. A princípio, achei um pouco 'engraçado ', mas aos poucos fui vendo o tamanho da grandeza que é o trabalho do fonoaudiólogo. Parabéns a todos os profissionais dessa área", disse o parlamentar que é Ouvidor- geral da Alepa. 

Isabella Guedes, fiscal do Conselho Regional de Fonoaudiologia – 9ª Região (CRFa9), comentou em seu discurso que, ao longo dos seus 12 anos de profissão, redescobriu-se como fiscal. "Estou como fiscal do CRFa9, é desafiador e, ao mesmo tempo, satisfatório fiscalizar a entidade, até mesmo porque não é só a palavra no conceito literal, mas sim ser capaz de orientar e ajudar os profissionais, até mesmo a própria sociedade. Já atuei em linguagem, fono escolar, voz, áudio e a minha grande paixão, a disfagia, mas me redescobri como fiscal. Faço um apelo a nossa classe, ela deve se unir, precisamos juntar forças para querer sempre o melhor em prol da fonoaudiologia. Vamos continuar lutando por melhores condições, oportunidades, dignidade e reconhecimento sempre", falou. 

Elaine Cristina Gemaque, representante do curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia (Unama), destacou que o fonoaudiólogo age em diversas especialidades. "Temos representatividade em diversos segmentos como: audiologia - que é a especialidade da fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação, oriundos do sistema auditivo, motrocidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional, gerontologia e outros mais.

Estamos reunidas em muitas habilidades. Nesses 40 anos de profissão, respeitamos as diferenças, as construção dos saberes, a valorização das diversidades. Obrigada pela homenagem e vida longa a fonoaudiologia". 

Nelson Furtado Santos é vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia 9ª região. Ele disse que "com ética e respeito fazemos o nosso trabalho, muito obrigado, deputado Raimundo Santos pela justa homenagem". Ao final da Sessão Solene, foram entregues aos fonoaudiólogos presentes, um diploma em reconhecimento pela passagem dos 40 anos de profissão no Brasil. 

Em nome dos homenageados, Neyla Mourão agradeceu a homenagem. "É uma satisfação estar aqui pela fonoaudiologia, uma profissão nova diante da sociedade. São 40 anos de atuação em todo o Brasil. Meus agradecimentos, Alepa", disse.