• Item
    ...

Notícia

29/06/2022 | 11h12 - Atualizada em 01/07/2022 | 12h27

Presidente da Comissão de Saúde faz emendas para fortalecer o Programa de Eletrocardiograma no Pará

Reportagem: Mara Barcellos

Edição: Andreza Batalha

Para promover a prevenção de doenças cardiovasculares e ampliar o acesso da população aos exames cardiológicos, o presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Dr. Jaques Neves e autor do Projeto de Indicação, nº 59/2019, que institui o Programa de Prevenção às Doenças Cardiovasculares na Atenção Básica para Pacientes Hipertensos e Diabéticos, destinou emendas de mais de R$ 520 mil reais para fortalecer o Programa de "Eletrocardiograma Por Todo o Pará".

A destinação dos recursos aconteceu no último dia 27, durante assinatura de convênio entre o parlamentar e governo do estado, juntamente com representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O investimento viabiliza a ampliação dos exames cardiológicos para 63 municípios paraenses.

"Saúde é prioridade no nosso mandato e, por isso, para este projeto, destinei emenda parlamentar na ordem de R$520 mil. Dessa forma, o nosso estado avança na prevenção de doenças cérebro cardiovascular, garantindo os cuidados adequados para a nossa gente", destacou Jaques Neves.

"Quando diagnosticadas precocemente, e acompanhamento minimamente adequado, estas doenças são bastante sensíveis, respondem favoravelmente oferecendo múltiplas chances de evitar complicações; quando não, retardam a progressão já existentes e as perdas delas resultantes", completou.

Na ocasião, o governador Helder Barbalho, afirmou que "essa parceria vai ampliar a cobertura dos exames, fortalecendo o atendimento em saúde para cuidar do coração das pessoas. Com isso, estamos viabilizando que cerca de 63 municípios possam ter exames de eletrocardiograma, para avançar na prevenção da saúde de pacientes cardiológicos que estejam com sintomas e, dessa forma, vamos atender nesta especialidade".

Proposta
De acordo com o projeto indicativo, fica estabelecido a realização de um eletrocardiograma por ano aos pacientes hipertensos e diabéticos no estado, conforme determina a portaria 1631/2015, do Ministério da Saúde, que estabelece critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do SUS e os Cadernos de Atenção Básica para Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica.

Portanto, a Sespa poderá através de termos de cooperação entre entes públicos, contribuir com as prefeituras para o cumprimento da meta de exames, por meio de convênios com entidades da Sociedade Civil Organizada que estejam devidamente habilitadas, de acordo com a lei 8666/93.

Prevenção
O Eletrocardiograma - ECO é o método de mais baixo custo para rastrear risco de Doença Cardio Vascular - DCV, pois possui grande importância e pode atuar: na prevenção primária, a fim de evitar a doença; na prevenção secundária, para diminuir os riscos de complicações das doenças e gastos hospitalares e de logística.

Dados
A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional.
A hipertensão afeta de 11 a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada.

Já o diabetes atinge a mulher grávida em todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições socioeconômica. Na população adulta, sua prevalência é de 7,6%. Estas doenças levam, com frequência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussões para o paciente, família e sociedade.