13/04/2023 | 12h07 - Atualizada em 13/04/2023 | 14h11

Comissão de Direitos Humanos-Alepa fará diligência na ocupação Divino Pai Eterno, São Félix do Xingu

Reportagem: Lilian Campelo

Edição: Lilian Campelo

O deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), realizará diligência para verificar a situação de iminente conflito na área da ocupação Divino Pai Eterno, em São Félix do Xingu.

Os deputados Torrinho (PODEMOS) e Aveiton Souza (PL) acompanharão a diligência, lém da Defensoria Pública da União (DPU), Instituto Nacional da Colonização Reforma Agrária (Incra) e técnicos da Comissão de Direitos Humanos da Alepa. A data da viagem da comitiva de Belém não será divulgada por motivos de segurança.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Redenção também estarão presentes durante a realização da diligência, além do Prefeito João Kleber de São Félix do Xingu e vereadores da Câmara Municipal.

CONFLITO

Nesta segunda-feira, dia 10, o agricultor Lindomar Dias de Souza, morador na ocupação Divino Pai Eterno, foi assassinado, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT-PA) por pistoleiros, a região é palco de tensões há cerca de 15 anos. Lindomar é a sétima vítima assassinada no contexto do conflito.

De acordo com o site Mapa dos Conflitos, o complexo Divino Pai Eterno é uma área de mais de 10.329,2731 hectares pertencente à Gleba Misteriosa, uma terra pública federal de 230 mil hectares localizada no município de São Félix do Xingu (PA).

Ainda segundo o site, desde 2008 cerca de 200 famílias de trabalhadores rurais sem-terra – ou 450 pessoas, segundo a estimativa do Tribunal de Justiça do Estado do Pará – ocupam a área e reivindicam junto ao Incra a regularização da posse da terra.

Atualização da informação: Havíamos informado que o deputado Rogério Barra participaria da diligência, contudo o parlamentar não vai acompanhar a Comitiva - 13 de abril às 14:10