Dep Dra. Heloisa

Deputada Estadual - DEM

Notícia

Alepa lança Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável

21/10/2019 22h33 - Atualizada em 21/10/2019 22h36
Por Natália Mello - Assessoria Dep Dra Heloisa

Criada em junho de 2019, com a aprovação do Projeto de Resolução de autoria da deputada Heloísa Guimarães, foi lançada a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável,em sessão especial realizada no auditório João Batista.

Segundo a parlamentar, a iniciativa tem a intenção de quebrar alguns paradigmas que são estanques no estado. "Não queremos um bilhão na conta do governo do estado de ICMS em 2023, queremos 300 milhões em 2019, porque é isso que a população precisa, que a gente desburocratize, que a gente consiga trazer novas leis que deem amparo às atuais e tragam desenvolvimento social e humano", afirmou a Dra Heloisa Guimarães.

Entre as ações imediatas da Frente está um projeto para desonerar o óleo combustível para pescadores no Pará. "Queremos que ele compre o óleo mais barato, que ele consiga aumentar sua produção, consiga novos planos de manejo, além de ter renda e aí sim poder dar mais dignidade à sua família", ponderou a deputada.

A Frente Parlamentar vem, efetivamente, para promover a melhoria da qualidade de vida da população paraense com a elevação dos indicadores sociais e ambientais, e proporcionar o crescimento econômico no Estado, uma vez que o Pará tem aumentado a capacidade produtiva na produção de bens e serviços - riquezas que compõem o Produto Interno Bruto (PIB).

A deputada estadual Dra. Heloisa, autora do projeto, ressaltou que o intuito é atrair investidores por meio de ações interativas entre os setores produtivos para ampliação de vagas no mercado de trabalho e também pela valorização da mão de obra local. A Frente também deve atuar no incentivo à formação de redes de fornecedores.

"O Pará tem um vasto horizonte de possibilidades econômicas no âmbito das riquezas naturais, tais como o manejo sustentável da floresta, a pesca, a madeira, o artesanato, entre tantos outros. Temos que aproveitar essa diversidade de maneira sustentável, fazendo com que a cadeia inteira seja utilizada, desde a matéria prima até o produto mais elaborado. Tudo pode ser revertido em renda para o empresário, pequeno produtor e a população que de alguma forma depende desses meios de sobrevivência", ressalta Dra. Heloisa.

A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Milene Cunha, presente no lançamento, parabenizou a iniciativa da deputada e falou sobre o que a fez participar do novo projeto. "O que me moveu a vir aqui foi a possibilidade dar concretude ao trabalho que desenvolvemos no Tribunal, quero ampliar minha aderência em relação ao trabalho que executo lá", explicou.

A Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável será efetiva nos trabalhos para colaborar com todos que compõem essa cadeia produtiva, buscando a redução do desemprego no Estado.

Integram a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Sustentável os deputados Ozório Juvenil, Raimundo Santos, Hilton Aguiar, Tony Cunha, Ana Cunha, Martinho Carmona, Dirceu Ten Caten, Thiago Araújo, Diana Belo, Gustavo Sefer, Bordalo, Miro Sanova, Professora Nilce, Delegado Caveira e Chicão; sendo aberta à sociedade civil, às indústrias e federações.

Compuseram a mesa da sessão a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Milene Cunha; o presidente da Associação Comercial do Pará, Clóvis Carneiro; o representante da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), diretor do Senai e superintendente do Sesi, Dário Lemos; o representante da Federação do Comércio, empresário Felipe Chama; o representante do Instituto Brasileiro do Açaí, Arnaldo Silva; além do vice presidente da Frente, deputado Orlando Lobato.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4212 / 4336

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019