Dep Dra. Heloisa

Deputada Estadual - DEM

Notícia

Dia do Campo destaca viabilidade e importância da indústria florestal para a economia do Pará

01/11/2019 9h46 - Atualizada em 01/11/2019 9h48
Por Natália Mello - Assessoria Dep Dra Heloisa

A deputada Dra Heloísa participou, na última sexta-feira, dia 25 de outubro, de uma visita à fazenda Rio Capim, para conhecer as práticas de manejo florestal sustentável desenvolvidas na área. Nos cerca de 209 mil hectares, o grupo Cikel - que tem 25 anos de existência - demonstra que é possível desenvolver economicamente com responsabilidade social e ambiental.

A fazenda fica no município de Goianésia do Pará, distante cerca de 230 km da sede de Paragominas – ambos no sudeste paraense. A intenção do Dia de Campo, como foi chamada a visita, foi mostrar a viabilidade e a importância da indústria florestal para a economia do Estado.

Na ocasião, foi pedido apoio ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, por meio do Programa de Fortalecimento do setor florestal. O objetivo é reativar os empregos especialmente em cidades polos do Pará, como Breves, Portel, Porto de Moz, Almeirim, Santarém, Uruará, e também em municípios que tem como potencial a manutenção da floresta em pé.

"O principal da visita é a gente ajudar a desenvolver o Estado, enquanto Frente Parlamentar de Desenvolvimento Sustentável, e saber como é feito o manejo e outras formas de desenvolvimento sustentável faz parte disso", afirmou a deputada Dra Heloísa.

A parlamentar lembrou que existem leis precisando ser revistas, como a que proíbe a exportação de carvão. "Vimos lá um protótipo que mostra ser possível produzir o carvão com menor custo e de maneira mais ambientalmente correta. As galhadas, por exemplo, são resíduos florestais que podem ser revertidos em carvão e, quem sabe, comercializados fora do Estado. Precisamos rever a legislação", acrescentou.

A visita contou com a presença de outros cinco parlamentares estaduais (Victor Dias, Miro Sanova, Fábio Figueiras, Delegado Caveira e Delegado Toni Cunha), do senador Zequinha Marinho, do deputado federal Joaquim Passarinho, do secretário de Estado Iran Lima, além de prefeitos, empresários, engenheiros florestais, lideranças da região e membros da Comissão de Direito Agrário e Agronegócio da OAB, Fiepa e Faepa.

No local, os visitantes puderam ver de perto toda a operação planejada da produção madeireira, cadeia de custódia, inclusive das galhadas que viram carvão. O manejo sustentável é apontado como uma das principais atividades para manter a floresta em pé.

O setor florestal é visto também como uma vocação econômica do Pará: até 2003, o segmento empregava 85 mil trabalhadores – hoje restam apenas 9 mil postos. O objetivo da ação é o fortalecimento das práticas sustentáveis, conservando a floresta, sem perder o potencial econômico que ela detém.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4212 / 4336

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019