Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - REP

Ordenação do centro comercial de Belém é assunto entre lojistas e legislativo da Alepa

14/11/2019 15h52 - Atualizada em 14/11/2019 16h26
Por Rita Martins - Assessoria Dep Professora Nilse

A Deputada Prof.ª Nilse Pinheiro (Republicano) recebeu na manhã desta quinta-feira, 14, na sala vip da Assembleia Legislativa, representantes e empresários paraenses da Associação Comercial do Pará (ACP), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém, Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindilojas), Sebrae e Associação dos Ambulantes do Centro Comercial. A reunião teve por finalidade traçar um plano emergencial de adequação e ordenação para o centro comercial da cidade, com finalidade de desafogar o grande fluxo de pessoas durante o mês de dezembro, período mais aquecido do ano devido as festas natalina.

A reunião visa trazer melhorias e fomentar o comércio no centro de Belém, esta foi a principal fala dos comerciantes engajados na luta por uma melhoria da infraestrutura e de ações para o centro da cidade. O senhor Hale Riman, lojista de muitos anos da cidade, falou da luta pela valorização do centro comercial, que é antiga. Ressaltou a necessidade de humanizar o centro e deixar à mostra as fachadas das lojas que hoje estão cobertas pelo inchaço dos camelôs, uma visão nada atrativa aos consumidores. Os lojistas presentes na reunião apresentaram à deputada as insatisfações da classe, e lembraram do projeto “Belo Centro”, que faz referência ao plano diretor do município de Belém referente a Lei nº 8.655, de 30 de junho de 2008, objetivando o desenvolvimento da cidade, com justiça social e econômica.

Participaram ainda da reunião, o presidente do Sindilojas, Joy Colares, que fez importantes colocações sobre o atual cenário com encaminhamento para a Rede Celpa e Polícia Militar como forma de garantir uma segurança nesse período, visto que a economia é sempre a atividade principal.

A deputada Nilse ressaltou que como parlamentar tem o dever de ouvir a sociedade em seus diversos segmentos para dar encaminhamentos junto aos órgãos competentes. "É preciso revermos a postura enquanto cidadãos belenenses, para que possamos mudar essa realidade do centro comercial de Belém e assim criar uma nova identidade"

A deputada destacou que o debate foi muito produtivo, “várias ideias foram apresentadas pelos lojistas para transformar o centro da cidade em um lugar mais atrativo, tiramos inúmeras encaminhamentos para tentar amenizar a problemática apresentada por estes trabalhadores.” A deputada ainda acrescentou que trata-se de um projeto ousado que visa resgatar o centro comercial para uma ordenação e torná-lo cada vez mais frequentado pela população, onde os ambulantes e lojistas possam ser devidamente integrados, fazendo parte do mesmo projeto de inclusão e inovação sustentável. “Nossa cidade é linda e rica, nosso comércio é histórico e precisa de um olhar carinhoso do poder público”, frisou a deputada, ao dizer que a Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo tem como um dos seus princípios o bem comum.

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II