Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Campanha publicitária à imunização contra covid-19 no Pará é proposta de PL na Alepa

03/02/2021 12h53 - Atualizada em 03/02/2021 13h02
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
A proposição enfatiza a credibilidade da vacinação e o alcance a toda população paraense

Explicar a importância da vacinação, em meio a um cenário abundante de informações superficiais, é um forte método de combate à COVID-19. É uma das orientações do Projeto de Lei (PL) de autoria do Deputado Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O PL indica direcionamentos à Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) sobre como a Campanha Estadual de Vacinação da COVID-19 deverá acontecer em todo território paraense. A proposição foi apresentada nesta quarta-feira (03) no plenário Newton Miranda.

O SARS-COV-2, vírus responsável pela COVID-19, já infectou desde o início da pandemia 102 milhões de pessoas pelo mundo e só no Brasil ocasionou 222.666 mortes. Números justificados por posturas negacionistas em relação à pandemia e com as medidas de prevenção.

Leia Mais:Sancionada lei que suspende despejos e desocupações forçadas no Pará durante a pandemia

Estabelecer uma comunicação confiável para a população à respeito da campanha de vacinação contra o vírus é uma das diretrizes que o PL enfatiza, tendo em vista a queda da imunização no país e a disseminação de informações falsas desacreditando a eficácia das vacinas contra a covid-19, muitas delas engatilhadas pelo próprio Presidente da República.

O SUS possui há 44 anos o Programa Nacional de Imunização, o qual é formado por uma comunidade científica, referência em erradicação de doenças por vacinação. E a validação de vacinas só acontece após inúmeros testes, pesquisas e um rigoroso processo de produção.

Nesse sentido, o PL orienta que o Poder Executivo e Legislativo elabore uma campanha de publicidade institucional a fim de que publicize os benefícios da vacinação, oferte conhecimento técnico e científico à população sobre a segurança de estar imune, além de combater a disseminação de notícias falsas e imprecisas sobre este tema.

Tendo em vista o cenário ainda grave de pandemia, o Projeto de Lei estabelece meios seguros para o desenvolvimento das ações de vacinação em todo o território estadual, buscando conduzir uma política de vacinação orientada pelas evidências científicas e com atenção em populações vulneráveis.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019