Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Paulo Freire receberá homenagem em Sessão Especial na Alepa

04/02/2021 19h08 - Atualizada em 04/02/2021 20h25
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
As homenagens ao patrono da educação brasileira buscam enfatizar planos para a educação popular em Belém

Alepa homenageará o centenário de Paulo Freire Referência mundial para os estudos em educação, Paulo Reglus Freire foi um pensador que criou o movimento de pedagogia crítica. Em homenagem ao seu centenário, na manhã de quarta-feira (03), o Deputado Bordalo (PT-PA), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) solicitando uma sessão especial para homenageá-lo.

Ao apresentar a proposição, o parlamentar disse que a sessão especial para o pedagogo está prevista para maio e busca receber educadores, alunos e todos os interessados em discutir um projeto de educação renovado e libertador ao Pará. Além disso, uma série de homenagens e atividades iniciarão em setembro deste ano.

O parlamentar foi acionado por uma rede coletiva de educadores, instituições, movimentos sociais, entre outras pessoas da sociedade civil para discutir uma postura do parlamento em relação à realização de atividades e ações visando a Educação Popular. O grupo também formulou uma carta manifesto com propostas para a política de Educação Popular em Belém e para as celebrações em torno dos 100 anos de Paulo Freire.

Leia Mais: Campanha publicitária à imunização contra covid-19 no Pará é proposta de PL na Alepa

POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

A educação popular busca valorizar os saberes já existentes das pessoas e seu cotidiano cultural para enfim criar novos conhecimentos. Uma pauta fundamental dos movimentos sociais e que também está relacionada com a história política e social do deputado Bordalo.

A proposta de Freire diz que o ensino é uma ferramenta de libertação do pensamento crítico à realidade do estudante e a ampliação dessa consciência social é um caminho para atingir a autonomia. Ele orientou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias ensinando fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores.

Uma pedagogia baseada em um pensamento político que reconhece a existência das desigualdades entre as classes sociais como um grande fator de opressão dos mais ricos sobre os mais pobres.

Patrono da Educação Brasileira de acordo com a Lei nº 12.612. Paulo Freire foi o brasileiro mais citado em estudos acadêmicos pelo mundo e com maior número de títulos honoris causa, foi homenageado em pelo menos 35 universidades brasileiras e estrangeiras e aproximadamente mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome.

Na tribuna no Plenário Newton Miranda, o Deputado Bordalo apresentou o requerimento e lembrou o legado de Paulo Freire, assista ao vídeo.

 

 

Texto: Thais Peniche - estagiária na comunicação do Deputado Bordalo

Revisão: Lilian Campelo

Edição e arte vídeo: Sarah Souza

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019