Dep Igor Normando

Deputado Estadual - PODE

Notícia

Igor Normando solicita a urgência na vacinação de médicos e técnicos veterinários contra a Covid-19

19/04/2021 20h33 - Atualizada em 19/04/2021 12h51
Por Ariela Motizuki - Assessoria Dep Igor Normando
O Deputado envia requerimento ao Governo do Pará para que profissionais sejam priorizados na primeira fase do plano de vacinação, em cumprimento do Plano de Operacionalização da Vacinação .

Ampliar imagem
Deputado Igor Normando e Nazaré Fonseca, Presidente do CRMV-PA
Ampliar imagem
Deputado Igor Normando e Nazaré Fonseca, Presidente do CRMV-PA

O Deputado Estadual Igor Normando irá apresentar amanhã (20), em plenário da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), um requerimento solicitando ao Governo do Pará, em caráter de urgência, a vacinação prioritária de veterinários contra a Covid-19, devido a sua essencialidade. A profissão já prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, classifica médicos-veterinários como "trabalhadores da saúde", tornando a profissão essencial durante a pandemia.

Ainda que seja de conhecimento geral a necessidade de vacinação desses profissionais na primeira fase, até o presente momento não houve a totalização da imunização desse grupo no Estado do Pará. Em função da essencialidade de suas funções, os médicos-veterinários e seus auxiliares não pararam suas atividades durante a pandemia, nem sequer durante o período de bandeiramento preto ou vermelho, no qual a maioria das regiões do Estado ainda se encontra, colocando em risco a vida desses profissionais que prestam serviços importantes diariamente. "É necessário que os veterinários, que já são considerados essenciais tanto nacionalmente quanto no Estado do Pará, tenham o seu direito de segurança garantido através da vacinação neste momento", afirmou Igor Normando.

O deputado decidiu realizar o requerimento após ouvir os profissionais e a presidente do Conselho Regional de Médicos Veterinários do Pará (CRMV-PA), a médica veterinária Nazaré Fonseca. Segundo a presidente, atualmente existem cerca de 2600 profissionais ativos em todo o Estado. "Nós estamos em todas as frentes, estamos nos laboratórios, no atendimento aos animais, frigorífico, toda a parte de inspeção de alimentos e zoonoses. Então o veterinário também é essencial neste momento", explica a presidente.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem (Térreo) - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4316

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019