Dep Dra. Heloisa

Deputada Estadual - DEM

Notícia

Deputada Dra. Heloisa Guimaraes fala sobre doença de Haff

15/09/2021 16h41 - Atualizada em 15/09/2021 16h42
Por Ascom da Deputada - Assessoria Dep Dra Heloisa

A deputada Dra. Heloísa Guimarães se pronunciou na manhã desta terça-feira (14), durante a sessão deliberativa, para falar sobre a doença de Haff, popularmente conhecida como doença da Urina Preta.

"Venho à tribuna para falar da reunião extraordinária que a Comissão de Saúde realizou no dia 13. Discutimos a síndrome de Haff, conhecida também como doença da urina preta no Estado do Pará. Com tranquilidade e serenidade, digo que temos seis casos no Pará sendo observados com suspeita dessa doença. As toxinas encontradas nos peixes podem estar ligadas às ações climáticas, e isso pode ter alterado algumas espécies de peixe, como Tambaqui, Pacu, Paratinga, mas recomendo que consumam outras espécies. O mais importante é saber como esse peixe é acondicionado", disse ela que também afirmou ter casos nos estados do Ceará e Bahia.

A doença de Haff é causada por uma toxina encontrada em algumas espécies de peixes, como o Tambaqui, Badejo e a Arabaiana, ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Os sintomas da doença são dores musculares, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo o corpo e urina na cor de café, pois o rim tenta limpar as impurezas, o que causa uma lesão na musculatura.

A doença causa muitas dores musculares, lembrando a dengue, porém sem febre. Os sintomas costumam aparecer entre 2 e 24 horas após o consumo dos peixes ou crustáceos.

O tratamento se faz com hidratação intensa nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas, uma vez que assim é possível diminuir a concentração da toxina no sangue, favorecendo a eliminação através da urina.

Nos casos graves, pode ser necessário fazer hemodiálise. O ideal é comprar esses produtos em locais com garantia de segurança.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3213-4212 / 4336

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019