Dep Bordalo

Bordalo pede a estadualização da vicinal de Porto Grande em Cametá

15/09/2021 18h00 - Atualizada em 15/09/2021 18h00
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
A estadualização levará benefício aos moradores das vilas que a utilizam. Desde 2017 o parlamentar trabalha pela melhoria de estradas de Cametá

O deputado Bordalo, por meio de Projeto de Indicação, solicitou a estadualização da vicinal de Porto Grande, que liga a PA-151 até a Vila do Carapajo, Sede do Distrito de Porto Grande, situada na cidade de Cametá. O projeto foi protocolado à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) na sessão ordinária de terça-feira (14).

A estrada vicinal de Porto Grande, com 18 km de extensão, é bastante utilizada por centenas de famílias e é considerada importante via de tráfego para a população e para o escoamento da produção rural da região. Com a estadualização levará imenso benefício aos usuários e moradores das vilas que a utilizam.

Vicinal, ou, em algumas localidades, ramal, é a designação dada a certas estradas de caráter secundário, na maioria das vezes municipais que em geral, não dispõem de asfaltamento sendo muitas vezes intrafegáveis em determinadas épocas do ano. As estradas vicinais são de extrema importância econômica, social e ambiental para uma região. Economicamente são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas.

Por meio delas que os insumos agrícolas necessários à produção chegam às propriedades rurais. A conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte e na qualidade do produto transportado. Quando, no entanto, as estradas são deterioradas e ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, provocando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível. O maior tempo gasto no transporte diminui o tempo de prateleira, e as estradas em péssimas condições de conservação geram perdas na qualidade dos produtos, impactando no seu preço final.

Além da estadualização da vicinal de Porto Grande, o parlamentar também solicitou a estadualização da estrada municipal que liga a sede do Distrito do Juaba à BR-422, a partir do KM 04, no município de Cametá.

Desde 2017 o parlamentar trabalha pela melhoria de estradas de Cametá, neste mesmo ano as comunidades das vilas Curuçambaba, Bom Jardim, Porto Grande e Vila do Carmo, em Cametá, puderam receber a recuperação das estradas que ligam os distritos à PA-151.

Linha do tempo

2015 - MOÇÃO Nº 223

Solicita a recuperação da PA-471, no trecho que liga Macajuba a Vila do Carmo, no Município de Cametá.

2017 - MOÇÃO Nº 507

Solicita providências que possam garantir obras de recuperação da estrada PA 471 no perímetro de Vila do Carmo no município de Cametá.

2018 - MOÇÃO Nº 518

Solicita à SETRANS garantia de obras de recuperação e conservação das rodovias PA-471 que liga a comunidade de Vila do Carmo a PA 151 no município de Cametá

2019 - MOÇÃO Nº 403

Solicita ao SETRAN obras de recuperação e manutenção da rodovia PA 471 entre Cametá e a localidade Vila do Carmo do Tocantins.

2021 - MOÇÃO Nº 281

Solicita ao Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS, providências quanto a realização de obras de recuperação e conservação das rodovias PA- 471 que liga a PA 151 no município de Cametá.

A moção foi encaminhada para o Governo Estado do Pará por meio da Secretaria de Estado de Transportes – SETRANS.

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240

Telefone: (91) 3213-4298/4368