Dep Marinor Brito

Deputada Estadual - PSOL

Notícia

Marinor cobra fiscalização ambiental efetiva no rio Tapajós

22/03/2022 15h57 - Atualizada em 22/03/2022 15h58
Por Lucas Freire - Assessoria Dep Marinor Brito

À luz de estudo recente realizado pela UFOPA, em parceria com a Fiocruz e o WWF, que revelou que 75% da população de Santarém está contaminada com mercúrio usado no garimpo nos rios do Pará, a deputada Marinor Brito (PSOL) protocolou moção à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAS) e ao governo do estado para que seja realizada a devida fiscalização ambiental na área do rio Tapajós e na cidade de Santarém.

A pesquisa aponta também que, mesmo estando a cerca de 300 km de distância dos garimpos ilegais localizados no rio Tapajós, a zona urbana de Santarém está entre as principais afetadas por esta contaminação sem tamanho, tendo 90% da população ribeirinha contaminada.

"Esta pesquisa apresenta dados contundentes. Segundo os índices analisados, a população santarena apresenta níveis de mercúrio no sangue 4 vezes maiores que o recomendado pela OMS. Estas ocorrências precisam ser analisadas com urgência. O povo não pode continuar sofrendo como consequência do garimpo ilegal na Amazônia", clamou a deputada Marinor.

De acordo com o estudo, a principal fonte de contaminação é o consumo de água e peixes vindos do rio Tapajós. "Em comparação aos limites da OMS, a população analisada possui uma concentração de mercúrio no sangue quatro vezes maior que o limite seguro. Este é um verdadeiro crime contra o meio ambiente e contra as vidas humanas, e não pode passar despercebido. A fiscalização precisa ser intensificada, antes que as consequências sejam irreversíveis", apelou a psolista.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - Palácio Cabanagem


Telefone: (91) 3182-8437

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019