Dep Igor Normando

Deputado Estadual - PODE

Notícia

Igor Normando leva cinema gratuito para municípios do Pará através do projeto Cinema em Movimento

05/04/2022 14h37 - Atualizada em 05/04/2022 15h50
Por Ariela Motizuki - Assessoria Dep Igor Normando
Visando a democratização do cinema e do lazer para pessoas sem acesso, projeto Cinema em Movimento leva produções paraenses ao público.

Ampliar imagem

Visando a democratização do cinema e do lazer para pessoas sem acesso, projeto Cinema em Movimento leva produções paraenses ao público. O mandato do deputado estadual Igor Normando, em parceria com o projeto Cinema em Movimento, maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil, e com o Instituto Casa da Vila, está realizando uma série de exibições de produções cinematográficas gratuitas e ao ar livre, levando cultura e lazer para pessoas e localidades que não possuem acesso e promovendo a democratização da sétima arte no Pará, objetivando principalmente o público infantil e infanto-juvenil.

Atualmente, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), apenas 6 das 144 cidades do Estado possuem salas de cinema e a cobertura cinematográfica é de apenas 8% do território paraense, ou seja, mais da metade da população paraense nunca entrou em uma sala de cinema. O projeto já esteve nos município de Cametá e no bairro do Barreiro, em Belém, e sua próxima parada é no município de São Miguel do Guamá, nos dias 06 e 07 de abril.

Todas as produções exibidas são regionais e se dividem entre longas-metragens, curtas-metragens e animações. As sessões acontecem em espaços públicos abertos, onde é instalado um telão com padrão das telas de cinema, sistema de sonorização profissional, passarelas com tapetes e 500 cadeiras, com possibilidade da população levar suas próprias cadeiras.

Para o deputado Igor, democratizar o acesso ao lazer é uma ferramenta importante para promover transformações sociais. "Durante as nossas visitas e audiências em municípios e bairros de Belém, é uma constante solicitação da população o acesso ao lazer e principalmente ao cinema, esse projeto vem justamente para suprir e democratizar o acesso ao audiovisual, principalmente dentro da periferia e de municípios que não possuem salas de cinema", explica.

Texto com colaboração: Cibele Ramôa. 

 

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem (Térreo) - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II


Telefone: (91) 3213-4316

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019