Dep Bordalo

Deputado Estadual - PT

Notícia

Bordalo solicita políticas públicas para o Distrito de Outeiro

10/08/2022 11h20 - Atualizada em 10/08/2022 11h43
Por Lilian Campelo - Assessoria Dep Carlos Bordalo
Em visita ao Distrito de Outeiro na última quinta-feira (04), Bordalo ouviu a comunidade e apurou as principais necessidades da Ilha que faz parte de uma das mais tradicionais regiões turísticas de Belém

 

Em busca de atender as necessidades dos moradores do distrito de Outeiro em Belém, o deputado Bordalo (PT) apresentou durante sessão ordinária, na última terça-feira (09), uma moção à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) solicitando ao Governo do Estado a implementação e melhoria de um conjunto de políticas públicas na ilha que possibilite a garantia de acesso aos direitos básicos.

Bordalo fez a solicitação por meio das Secretarias de Estado de Educação, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas; Saúde; Cultura; Esporte e Lazer. O parlamentar esteve em visita no Distrito de Outeiro onde recebeu um apelo dos moradores para garantir a implantação de escolas de ensino médio, fundamental, infantil e creches nas comunidades da Ilha.

Leia Mais:

Em visita à ilha Bordalo conversou com lideranças comunitárias, militantes e moradores do Distrito de Outeiro na quinta-feira (04) para ouvir a comunidade e construir soluções para o desenvolvimento do Distrito.

 Bordalo dialoga com a comunidade de Outeiro

 

EDUCAÇÃO

Um dos problemas levantados na reunião foi que estudantes precisam se deslocar para o centro do município de Belém para frequentar uma sala de aula, pois as escolas municipais da ilha só atendem até o 6º ano do ensino fundamental, não sendo suficiente para todos os alunos. Com a falta de creches, muitas mães se revezam para ter com quem deixar seus filhos enquanto trabalham.

 SANEAMENTO

Outra demanda inclui a dificuldade dos moradores em se deslocar. Algumas ruas estão intrafegáveis, especialmente em razão da enorme quantidade de buracos e mato, impossibilitando a passagem, expondo as pessoas a riscos constantes de acidentes. Segundo a comunidade das 468 ruas existentes na ilha, apenas 12 encontram-se asfaltadas, e no período das fortes chuvas, os problemas já existentes agravam, tornando a vida das comunidades ainda mais difícil.

SAÚDE

Além destes problemas os moradores reivindicam melhorias na saúde, pois só há uma Unidade Básica de Saúde- UBS que não atende as demandas da população, sendo necessário a construção de um Hospital que atenderia as 32 ilhas que rodeiam o Distrito de Outeiro.

Bordalo apresenta na moção, para resolver parcialmente o problema e de forma imediata, a solicitação para implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA para atender não só a população local, mas também a população visitante que a ilha recebe em períodos de maior movimento.

CULTURA

Outro problema é a carência de projetos sociais voltados para a população jovem, que devem ser implantados objetivando a diminuição da violência, o fortalecimento da cultura e a profissionalização destes.

BORDALO E O TRABALHO POR OUTEIRO

Bordalo em 2018 criticou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) o estado de abandono do Distrito de Outeiro. Ele mencionou em sua fala que a Ilha estava violenta, suja, com transporte caótico e que Outeiro estava sofrendo com a falta de saneamento, pavimentação e com a precariedade do atendimento à saúde.

Em 2021, Bordalo apresentou uma moção solicitando a recuperação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, localizada no bairro da Brasília, Distrito de Outeiro em Belém. A escola estava sem merenda, com a fiação exposta e a rua de acesso tomada por mato e a comunidade escolar fez um apelo ao deputado.

Ainda em 2021 o parlamentar protocolou uma moção que solicitava ação da Prefeitura Municipal de Belém para garantir,urgentemente, a realização de obras de recuperação da Travessa Guarujá, localizada na Avenida Paulo Costa, entre a Jader Barbalho e a São Sebastião, no Distrito de Outeiro. A comunidade procurou a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor para que demande todos os esforços com o objetivo de garantir que a recuperação asfáltica da rua ocorra o mais rápido possível, sabendo que há um período extenso em que os moradores desta área aguardam por uma solução.

A moção foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Governador do Estado do Pará, da Prefeitura de Belém, da Câmara Municipal desse município, Administração Regional do Outeiro (AROUT), Ministério Público Estadual e Federal.

* Os textos produzidos pelas assessorias de cada parlamentar são de responsabilidade de seus autores.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-240


Telefone: (91) 3213-4298/4368

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019