Dep Professora Nilse

Deputada Estadual - PRB

Dep Professora Nilse

...

Deputada Estadual - PRB


Maria Iranilse Brasil Dias Pinheiro, 58, conhecida como Professora Nilse Pinheiro, é natural de Belém (Pa), do bairro da Pedreira, possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1993), tem três especializações, dois MBA's um mestrado. Nilse Pinheiro iniciou sua vida pública ainda na juventude, aos 14 anos, ganhou uma bolsa no Colégio Salesiano do Carmo, onde entrou no movimento estudantil, nesta época conheceu seu marido com quem teve três filhos. Juntos e aliados a outros estudantes, fundaram o Grupo Salesiano do Carmo (Grudes). O aprendizado da época foi influenciador na sua carreira política, quando se tornou membro de frente dos movimentos estudantis e religiosos pelo qual passou, como o Focolares, período que serviu de primeiro degrau enquanto a jovem organizava sua cultura e fixava seus objetivos.

 
Há mais de 30 anos desenvolve projetos sociais e pedagógicos junto as comunidades carentes de toda região metropolitana. Dentro da política já se soma mais de 11 anos. Criou o maior programa de atendimento ao idoso do norte, o IDEAS (Instituto de Desenvolvimento da Educação e Ação Social), que atua em 11 polos (nos bairros da Guanabara, Marambaia, Jadelândia, Mosqueiro, Tapanã, Água Brancas, Águas Lindas, Cidade Nova, Icuí e Icoaraci), o projeto já atendeu milhares de pessoas, nos seus dez (10) anos de existência.
Criou duas Escolas Sociais nos bairros carentes do Aurá e Icuí, voltado para famílias que se encontram em situação vulnerável.
Ampliou o atendimento à população através de ações na condição de Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Ananindeua. Foi eleita Vereadora com expressiva votação e durante os seus quatro anos de mandato recebeu o reconhecimento de vereadora mais atuante por votação popular, defendendo as causas da Mulher, Idoso, Jovens, Educação e da Cidadania.
Hoje como deputada eleita para quadriênio 2019 - 2023 manterá a defesa dos interesses da população do estado do Pará, para isso participa das comissões de Cultura, comissão de Redação Final é Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e como membro da Comissão das barragens fiscaliza ativamente a situação das empresas mineradoras para o cumprimento das leis ambientais que assegurem a proteção da população e do meio ambiente. 
No dia 15 de março no auditório João Batista da ALEPA, realizou sua primeira audiência Pública para tratar da Defesa dos Direitos da Mulher. "Criamos essa audiência pública para ouvir a sociedade civil e verificar se as reivindicações estão de acordo com o que foi nos entregue na Carta de Compromisso que o Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (FEV) elaborou. 
Hoje a bancada feminina da ALEPA representa 25% dos votos da Assembleia, um marco histórico de 10 mulheres que estão unidas comprometidas com a garantia de direitos das Mulheres "Estamos aqui para discutir a igualdade de direitos, e sobretudo, os direitos humanos das mulheres paraenses" destacou a parlamentar. Ela também já protocolou junto ao Presidente da casa Dr. Daniel Santos, um pedido para criação da Procuradoria da Mulher no parlamento legislativo, o mesmo já assumiu compromisso de instalar com rapidez a Procuradoria Especial da Mulher com status de comissão para garantia de todos os direitos.

Entre em contato


Gabinete

...

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro nº 130, Praça Dom Pedro II

Bairro Cidade Velha


Telefone: (91) 0000-0000

Endereço:

Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha

CEP: 66020-070 Telefone: (91) 3213-4200

AID — Assessoria de Imprensa e Divulgação

Todos os Direitos reservados | 2019