19ª Legislatura 2019 - 2022

Comunicação Rádio Web

Podcasts

18/09/2020 | 18:23
Podcast - 70 anos de TV no Brasil

18 de setembro de 1950, uma data para ficar na história do Brasil. Há exatos 70 anos, surgia a primeira TV do País - a TV Tupi, que também foi a primeira da América Latina, inaugurada pelo Jornalista e empresário Assis Chateaubriand, na cidade de São Paulo.

O indispensável meio de comunicação ainda é a televisão que, ao longo dos anos, se destaca com suas mudanças e nos diversos conteúdos para o público. É quase impossível encontrar uma casa sem um aparelho de TV, seu consumo é de grande escala com amplo perfil para o atendimento do consumidor.

Com um serviço de utilidade pública para toda a sociedade, a TV cumpre com o seu papel, uma vez que a comunicação feita através dela é essencial para que haja informação, apresentada por diferentes conteúdos.

Estes conteúdos se aperfeiçoam para a composição das informações para o público e, com isso, entram as atividades da TV da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que tiveram início ainda em 2008, com a transmissão pela internet e TV a Cabo das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes ocorridas na Casa.

No ano de 2011, iniciou o diálogo entre o Senado Federal e a Alepa, com objetivo para a parceria de recepção da Rádio e TV Senado em sinal digital aberto e gratuito em todas as capitais brasileiras, e assim, foi plantada a semente que deu origem à possibilidade para que as transmissões do Parlamento paraense fossem disponibilizadas em canal aberto.

Porém, o percurso de implantação de uma TV aberta é complexo, e no caso da TV Legislativa Paraense, não seria diferente.

O Protocolo de intenção foi formalizado em 2012 e naquele momento, o objetivo era a instalação da Estação Radiodifusora e dos transmissores que, seriam responsáveis por retransmitir a programação da TV e Rádio Senado na Região Metropolitana de Belém, uma oportunidade de espaço para a transmissão de conteúdos gerados pela Alepa.

Entre a construção da Estação, aquisição de equipamentos e início das atividades foram três anos e somente em 2015 as atividades foram iniciadas de fato. Neste momento, por se tratar de uma concessão de múltiplos canais ao Senado, a parceria foi ampliada e já iniciamos as atividades com a retransmissão das TVs Senado (8.1) e Câmera (8.3).

A transmissão diária das Sessões e eventos na Assembleia Legislativa (8.2), com transmissões ao vivo e reprises, foi iniciada em junho de 2015 com a primeira transmissão em sinal aberto.

Em 2020, completa cinco anos de atividade com conquistas e avanços para além das fronteiras da capital, com transmissões ao vivo em rede nacional, transmissões de Sessão Itinerante ocorridas nas cidades de Marabá (Sudeste do Pará) e Breves (Marajó), parceria na exibição de produções oriundas de outros poderes, criação de conteúdos especiais e ainda um destaque importante: a inclusão de Interpretes de Libras nas transmissões ao vivo das Sessões da Casa, a partir de fevereiro de 2020.

Reportagem e locução: Andrea Santos / Produção e edição: Aldo Cruz.


17/09/2020 | 17:20
Vidas que Mudam - Projeto prevê sessões de cinema especiais para autistas

A psicopedagoga especializada em autismo, Cleide Teles, é mãe de Derek Silva, 15 anos. Diagnosticado com autismo e Síndrome de La Tourette, Derek é fã de cinema, mas tem dificuldades de acompanhar as sessões normais por conta do alto volume, extremamente incômodo para os autistas.
Como mãe e profissional da área, Cleide comemora o Projeto de Lei 383, de novembro de 2019. De autoria do deputado Fábio Figueiras, ele institui a "Sessão Azul" de cinema, que consiste na reserva de sessões de cinema às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do Estado do Pará.
As salas de cinema ficariam obrigadas, mediante ao pagamento de ingresso, a reservar uma sessão por mês, no mínimo, às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As sessões teriam iluminação e volume de áudio adequados aos autistas.
"É de extrema relevância esse Projeto de Lei. Porque as pessoas autistas necessitam que suas especificidades sejam atendidas para que elas se sintam acolhidas e respeitadas em qualquer ambiente. Para nós, são pequenos detalhes, mas pra eles fazem muita diferença. Precisamos entender a condição especial dos autistas para atendê-los. Estamos muito felizes com esse projeto que demonstra muita sensibilidade à nossa causa. Como mãe , como presidente da Associação dos Pais e Amigos de Autistas de Ananindeua, como profissional da área, estou muito feliz porque as necessidades dos nossos filhos estão sendo atendidas. Aos poucos poderemos viver em uma sociedade mais inclusiva, é isso que a gente busca", pontua Cleide.
"Esse projeto da Sessão Azul foi idealizado por base em uma ação realizada por alguns pais de autistas em Ananindeua que, em parceria com uma rede de cinemas local, conseguiu separar um dia da semana para que as crianças autistas pudessem frequentar o cinema. A criança autista, devido à sua alta sensibilidade sensorial, tem uma grande dificuldade de assistir às sessões normais de cinema devido ao volume alto. Mas a gente faria uma sessão completamente adaptada para os autistas. Então fizemos um Projeto de Lei para transformar essa ação em Lei. A ideia foi muito bem recebida pelo segmento e o principal beneficiado desse projeto serão os autistas. Já tivemos muitos avanços voltados para a garantia de direitos às pessoas autistas e muita coisa ainda está por vir", destaca o deputado Fabio Figueiras, autor do projeto.
A presente proposição tem por finalidade conscientizar a sociedade sobre a importância, física e psicológica, da acessibilidade, segurança, boa vontade e diversidade necessária que devem ser fornecidos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que hoje alcançam aproximadamente 1% (um por cento) da população mundial, ou 1 em cada 68 indivíduos, segundo informações da ONU.
Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


15/09/2020 | 14:21
Deputados destacam o Dia Internacional da Democracia

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, o Dia Internacional da Democracia, celebrado no dia 15 de setembro, foi destaque entre os parlamentares durante Sessão Ordinária desta terça - feira (15).

 

Entrevistados:

Deputado Carlos Bordalo (PT)
Deputado Raimundo Santos (Patri)

Deputado Chicão (MDB)

Reportagem e locução: Andrea Santos // Edição: Raphael Guimarães


14/09/2020 | 18:26
Criação Da Comissão De Pesca Anima Trabalhadores Do Setor.

De iniciativa do deputado Orlando Lobato, que também é presidente da Federação dos Pescadores do Pará (Fepa), a comissão técnica será permanente, aumentando o número das atuais 15 para 16 comissões instituídas na Assembleia Legislativa do Pará.

Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


11/09/2020 | 18:49
Alepa ganha Frente Parlamentar em Defesa da Educação.

A instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação aconteceu no dia (10/09), durante a Sessão Especial para debater a retomada às aulas nas escolas do Estado, fechadas durante cinco meses por causa da pandemia do coronavírus.

A deputada Marinor Brito, autora do pedido de criação da Frente Parlamentar, vai presidir os trabalhos com os deputados Dirceu Ten Caten, Tiago Araújo, Professora Nilse, Michele Begot, Carlos Bordalo e Igor Normando.

 

Reportagem: dina Santos / Locução: Andrea Santos / Produção e edição: Aldo Cruz.


11/09/2020 | 10:13
Vidas que Mudam_Igor Normando Cria Ferramenta Online Para Aproximar A População De Seu Mandato

Como um canal de comunicação prático e eficaz com a população paraense, o deputado Igor Normando criou, em abril deste ano, o " Cidadão Participa". A ferramenta online está disponível no site do parlamentar www.igornormando.com.br e foi lançada com o intuito de ouvir a população sobre suas mais variadas demandas.

Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


08/09/2020 | 15:12
Lei de incentivo ao audiovisual traz esperança de novos tempos para produtores.

Formado em Letras há 11 anos, San Marcelo, 33 anos, é realizador audiovisual no município de Bragança. Proprietário de uma produtora de vídeo, ele, assim como muitos brasileiros, vem sentindo na pele os efeitos da crise financeira com a pandemia.

Mas para fortalecer a produção paraense de audiovisual, os deputados aprovaram por unanimidade no último mês de agosto, o Projeto de Lei 417/2019. Ele disciplina a promoção, o fomento e o incentivo ao audiovisual no âmbito do Estado do Pará e cria o Conselho Consultivo do Audiovisual do Pará.

De iniciativa do deputado Carlos Bordalo, a proposta representa um marco histórico para o audiovisual e cultura paraense, como afirmação de identidade cultural, valorização e instrumento de política pública de fomento e geração de emprego e renda.

"Essa Lei é de fundamental importância para o segmento no Estado, ainda mais nesse período de pandemia no qual o setor está bastante prejudicado em escala nacional. Assim, o Pará vai no sentido contrário, mostrando que avança e se preocupa com esse mercado. Porque o audiovisual tem um cunho artístico, mas acima de tudo é um mercado que emprega uma quantidade enorme de pessoas, direta ou indiretamente, além de no final oferecer um produto de entretenimento que comunica", destaca San.

"O setor de audiovisual tem sua importância, que vai desde sua dimensão cultural e histórica, no sentido de que ele assegura o registro da identidade do Pará e também permite que possamos registrar e vender pro planeta as nossas diversidades. É uma cadeia produtiva muito importante, que mobiliza diversas atividades. O que estamos fazendo agora é conquistando o marco regulatório do audiovisual no Pará, a atividade passa a ser reconhecida como atividade efetivamente merecedora do apoio e do resguardo do Estado", pontua o deputado Carlos Bordalo.

Conselho Consultivo - Pela matéria, fica instituído o Conselho Consultivo do Audiovisual do Pará, vinculado à Secretaria de Cultura, com objetivo de promover a participação democrática da sociedade no desenvolvimento de políticas para o setor. De caráter permanente, o Conselho será composto por representantes de órgãos do poder público e da sociedade civil, de forma paritária.

Para estimular a produção e economia, também será realizado edital específico para atender o audiovisual, por meio do qual serão selecionados os projetos da área que vão receber incentivos do Governo do Estado. A publicação de cada edital será realizada, no mínimo, 30 (trinta) dias antes da abertura das inscrições.

A Lei também prevê diversas modalidades de acesso. Além dos editais, existe a possibilidade de buscar outros incentivos fiscais através da Lei Semear.

Reportagem e locução: Syanne Neno / Produção e edição: Aldo Cruz.


07/09/2020 | 11:42
Assembleia Legislativa promove ações de combate à depressão e ao suicídio.

Quem passar pelo prédio Assembleia Legislativa nesta próxima terça-feira (08/09) vai ter a oportunidade de saber mais sobre a prevenção ao suicídio e conscientização sobre depressão.

No Hall de entrada do Palácio Cabanagem e em todas as áreas de acesso do prédio serão disponibilizados os serviços com a equipe de psicologia, serviço social e de enfermagem. "Estaremos prestando esclarecimentos sobre a importância da saúde mental, alertando sobre a depressão, sinais, sintomas e prevenção ao suicídio", informou a psicóloga Karla Lobato, coordenadora do DBES.

Todos os servidores do Departamento de Bem Estar Social (DBES) estão envolvidos na ação, coordenada pelos setores de serviço social e de psicologia do departamento.

A intenção é chamar atenção da população para o mês mundial de prevenção e combate ao suicídio. A expectativa é que, mesmo com a s restrições de acesso impostas pela pandemia do coronavírus, a abordagem atinja um público de cerca de 3 mil pessoas que trabalham na Alepa, além dos visitantes. Todos receberão um adesivo com o slogan da campanha do Dia de Valorização da Vida – "Você é o amor da vida de alguém".

Reportagem e locução/; Dina Santos / Produção e edição: Aldo Cruz.


07/09/2020 | 10:45
Sala Eneida de Moraes, da Procuradoria Especial da Mulher, é inaugurada na Alepa.

naugurada na tarde desta quarta-feira (02), após sessão deliberativa no Palácio da Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a sala da Procuradoria Especial da Mulher "Eneida de Moraes". A procuradoria ocupa um espaço no 3º andar do Palácio Cabanagem e já recebe denúncias e sugestões de ações em defesa das mulheres.

Reportagem: Andrea Santos / Locução: Mara Barcellos / Produção e edição: Aldo Cruz.


02/09/2020 | 13:29
Deputados votam pela rejeição das contas do Ex-Governador Simão Jatene no exercício de 2018

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira, (01.09), em votação secreta e em turno único, o Decreto Legislativo 61/2019, que rejeita as contas do ex-governador do Pará, Simão Jatene, referente ao exercício de 2018. Foram 34 votos a favor da rejeição e 6 contrários a relatoria.

 

Entrevistados:

Deputado Dr. Wanderlan (MDB)
Simão Jatene (Ex-Governador do Estado)
Deputado Toni Cunha (PTB)

Deputado Chicão (MDB)

 

Reportagem e Locução: Andrea Santos / Edição: Raphael Guimarães

 

 


28/08/2020 | 13:09
Deputados aprovam por unanimidade Lei de incentivo ao Audiovisual no Pará

Para fortalecer a produção paraense, os deputados aprovaram nesta quarta - feira (26.08) o Projeto de Lei 417/2019, que disciplina a promoção, o fomento e o incentivo ao audiovisual no âmbito do Estado do Pará e cria o Conselho Consultivo do Audiovisual do Pará.

 

Entrevistados:

Deputado Carlos Bordalo (PT)
Deputada Marinor Brito (PSOL)
Afonso Galindo (Servidor)
Paulo Mendonça (filho do homenageado Milton Mendonça)

Reportagem: Mara Barcellos / Locução: Andrea Santos / Edição: Raphael Guimarães


28/08/2020 | 13:02
Comissão de Cultura da Alepa realiza Sessão Especial em comemoração ao Dia do Carimbó

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Pará (CCULT) realizou, na noite desta quarta-feira (26/08), uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Carimbó. O evento aconteceu no Teatro Margarida Schivasappa, sem a presença do público. A cerimônia teve transmissão ao vivo pelos canais digitais do Legislativo Estadual.

 

Entrevistados:

Deputada Marinor Brito (PSOL)
Rubão Andrade (Servidor)

Reportagem e Locução: Andrea Santos / Edição: Raphael Guimarães


Palácio Cabanagem - Rua do Aveiro,130 - Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha - 66020-070
(91) 3213-4200
AID - Assessoria de Imprensa e Divulgação - Email: imprensa@alepa.pa.gov.br | Sistemas

Todos os Direitos reservados | 2020